Notícias

Câmara de vereadores aprova projeto da prefeitura de incentivo à agricultura familiar 

11/11/2022

Serão repassados R$ 457 mil para cooperativas e associações da agricultura familiar, além de abranger o programa Feira Solidária.

 

Nesta semana, a câmara de vereadores de Guarapuava aprovou o projeto de autoria do poder executivo municipal, para repasse de recursos à agricultura do município. Desta forma, serão repassados R$ 457 mil para cooperativas e associações da agricultura familiar, além de abranger o programa Feira Solidária. Conforme Luciano Werner, coordenador do projeto da Feira Solidária, os recursos serão destinados para os dois novos convênios com a Carmug (Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava). 

 

“O primeiro convênio é para apoio à produção, comercialização de produtos da agricultura familiar, prestação de serviços técnicos e mecanização agrícola. Esse termo de fomento ajuda na realização de todos os projetos que a Carmug já está envolvida. E, até mesmo na implementação de novos. Temos, por exemplo, a merenda que eles fazem à venda para a Rede Municipal de Ensino e a do Estado. E, todos os produtos vindos da agricultura familiar ajudam na parte operacional do processo, na manutenção e nos serviços técnicos necessários”, relatou Luciano. 

 

Já o segundo convênio, de acordo com Luciano, diz respeito ao Projeto Feira Solidária. “O segundo termo do fomento é oriundo da troca de material reciclável por produtos que a agricultura familiar do município produz. Temos uma grande gama de produtos, mais de vinte. Então, nesse projeto o recurso vem para a Carmug para que ela pague o produtor rural que entrega no Projeto Feira Solidária. Além disso, a feira também auxilia as pessoas em vulnerabilidade social. Pois, ela é feita em bairros carentes da cidade, trazendo alimento de qualidade para essas famílias”, explicou o coordenador. 

 

Por meio desses recursos, diversas famílias de agricultores poderão ter uma renda garantida. “Os dois termos de convênio irão ajudar a manter o pequeno produtor e fazê-lo continuar no campo. Pois, hoje em dia, eles precisam desse auxílio para que o produto produzido tenha a possibilidade de ser entregue e comercializado. Além de ser um projeto que abrange as Secretarias da Agricultura, do Meio Ambiente e a Assistência Social. Então, é algo que auxilia a agricultura familiar, bem como a população em vulnerabilidade social dos bairros”, relatou o secretário Itacir José Vezzaro.