Notícias

Brincadeiras lúdicas são alternativas para atividades de crianças em casa

24/03/2020

Hoje (24) é o terceiro dia de paralisação das aulas em Guarapuava e as Secretarias de Saúde e de Educação e Cultura reforçam aos pais e responsáveis que este é um período para que as crianças se mantenham em casa. Todos os alunos de escolas públicas e privadas devem cumprir as recomendações de isolamento social, conforme determinação de decreto municipal.

 

“São medidas preventivas que precisamos respeitar para minimizar a velocidade de propagação do vírus. Sugerimos que as famílias organizem rotinas com as crianças, tanto de estudos, retomando conteúdos que viram em sala de aula, como rotinas que contribuam para desenvolvimento do hábito de leitura, promovendo momentos de leitura em família, reconto de histórias conhecidas com produção de novos textos a partir dessas histórias, por exemplo”, sugeriu a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy. “Com crianças menores, momentos para aproveitar jogos e atividades que estimulem o desenvolvimento lúdico e pedagógico também são boas alternativas”.

 

Outra recomendação é que as crianças evitem deslocamentos desnecessários. “É importante lembrar também que, neste momento, as crianças devem evitar visitas de colegas, idas ao supermercado ou farmácia acompanhando responsáveis. Dessa maneira estarão protegidos e, em breve retornarão saudáveis para o ambiente escolar”, orientou a secretária.