Notícias

Blitz marca ‘Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio’

10/09/2021

Hoje, sexta-feira (10), é Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, instituído pela Organização Mundial da Saúde. Em alusão à data, diversas instituições, com o apoio do 16º Batalhão da Polícia Militar, realizaram blitz educativas na Avenida Manoel Ribas e na rua XV de Novembro, na parte da manhã e, na Av. Pref. Moacir Júlio Silvestre e no Parque do Lago, no período da tarde. A ação faz parte da Campanha Setembro Amarelo, que promoverá atividades preventivas durante todo o mês.

 

Para Carine Teles Sangaleti, professora de Enfermagem na Unicentro há 13 anos, falar sobre saúde mental é um caminho para a quebra do preconceito. 

 

“Os transtornos mentais estão presentes em todos esses lugares, mas as pessoas falam muito pouco sobre eles. E por isso, nós vemos um aumento significativo nas consequências fatais. Então, unindo várias instituições de vários segmentos da sociedade, nós damos visibilidade para o tema e as pessoas vão parar para pensar sobre ele”, declarou Carine.

 

Segundo os organizadores, todas as ações, sejam de panfletagem, de mídia social, rádio, TV, são muito importantes para trazer à tona o assunto e as discussões no ambiente familiar ou no trabalho. 

 

A informação salva vidas

O trabalho de panfletagem feito em ações como essas, atingem não só os motoristas, mas também suas famílias. Zenobia Dzioba, uma das moradoras abordadas, destacou a importância de conscientizar a juventude sobre o suicídio. “É bom que os jovens saibam que existe saída para a depressão e outros transtornos mentais. Muita gente acha que não existe, mas existe sim e quanto mais cedo as pessoas se conscientizarem disso, melhor será para a sociedade”, enfatizou.

 

Saiba o que fazer

 Em Guarapuava, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) possui equipe médica, de enfermagem e multiprofissional e é o órgão responsável por atender pacientes de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes.

 

O CAPS recebe casos de depressão, sofrimento psicológico grave, ideações ou tentativas de suicídio, transtornos psiquiátricos, mudanças bruscas de comportamento e humor e uso nocivo e/ou dependência de álcool e outras drogas.

 

Samu

Atende em casos de surtos psicóticos ou agressividade, quando a pessoa estiver colocando a própria vida ou de terceiros em risco, pelo número 192.