Notícias

Biblioteca Municipal conta com mais de 20.000 títulos disponíveis à comunidade

29/10/2018

Ler por prazer, para estudar, informar-se. Independente do motivo, quem lê adquire conhecimento. Em Guarapuava, a administração municipal proporciona o acesso e empréstimo de livros gratuitamente. Na Biblioteca Municipal Padre Ruiz de Montoya, que fica na Casa da Cultura, está disponível um acervo com mais de 20.000 títulos. “São livros do mais variados gêneros e autores. Nosso espaço também é equipado com mesas e computadores para quem vem até a biblioteca fazer pesquisas e trabalhos”, destaca a diretora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim.

Incentivar o hábito da leitura, principalmente nas crianças e adolescentes é um dos objetivos dos projetos da biblioteca. Em 2013, foi implantado o Vem Ler que leva até os alunos das escolas municipais e centros de educação infantil, a literatura transformada em atividade lúdica. “São contadas histórias de uma forma mais teatral, com cenário, personagens, musicalização. Tudo isso para estimular o imaginário das crianças. São histórias de escritores brasileiros, histórias do folclore brasileiro, regional e local”, explica Rosevera.

O Vem Ler também incentiva os escritores de Guarapuava com a atividade Um escritor na biblioteca. Os autores dos livros contam histórias para as crianças. Na Biblioteca Municipal, a acessibilidade está garantida, com livros em braile e audiobooks para pessoas com deficiência visual; e livros em linguagem de sinais para deficientes auditivos.

Para emprestar livros na Biblioteca é muito simples, basta ir até o local com um documento com foto e comprovante de residência para fazer o cadastro. Os menores de 14 anos devem estar acompanhados dos pais. O prazo de devolução do livro retirado é 15 dias, mas pode ser renovado. Além de emprestar, a biblioteca está sempre à disposição para receber doações de novas obras literárias.  “As pessoas sempre nos procuram para doações. Se forem obras que nós ainda não temos, vão para as prateleiras, mas, se forem títulos que temos muitos exemplares, encaminhamos as doações para o Esqueça um livro”, lembra a diretora de Cultura.

O Esqueça um Livro acontece todos os meses. Geralmente no dia 25, são espalhados pela cidade livros com um marca-páginas da campanha, que instrui quem encontrar o livro a lê-lo e, no próximo dia 25, esquecê-lo em algum local de grande circulação de pessoas como no terminal, shopping, restaurantes e universidades, por exemplo. Além disso, as pessoas que têm livros parados na estante de casa também podem contribuir com o projeto, basta pegar um marca-página num dos pontos de retirada, colocá-lo em seu livro e deixa-lo em algum lugar para que alguém o encontre. O projeto Esqueça um livro é inspirado no movimento cultural dos Estados Unidos, BookCrossing.

 

Pontos para retirar os marca páginas em Guarapuava

Prefeitura, Casa da Cultura, Museu Visconde de Guarapuava, Centro de Artes, Terminal da Fonte, Restaurantes, Postos de Combustíveis e Livrarias.

 

Casa da Cultura | Biblioteca Municipal Padre Ruiz de Montoya

Endereço: Rua Alcione Bastos, 211 – Alto da XV

Telefone: (42) 3621-4580

Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira – 8 às 11h30 e 13 às 17h30.

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em: 29/10/2018