Notícias

Beneficiários do cartão Comida Boa podem ter seus créditos expirados neste mês, em Guarapuava 

18/08/2022

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), informou nesta quinta-feira (18) que aproximadamente 40 beneficiários do programa estadual Comida Boa, que retiraram seus cartões entre março e maio, estão com saldos prestes a expirar. O valor referente ao benefício tem prazo de utilização de até 90 dias, após a última parcela dos três meses previstos pelo programa. Ou seja, quem foi contemplado em março e não retirou o cartão ou utilizou o valor, pode ter seu saldo expirado em 24 de agosto. 

 

“Tivemos um número expressivo de pessoas selecionadas pelo programa Comida Boa, mas alguns desses beneficiários não utilizaram o saldo ou até mesmo não foram buscar o cartão. As nossas equipes estão com a lista recebida pelo Estado, onde detalha o nome dessas pessoas. Esse valor, muitas vezes, pode ter sido esquecido pelo beneficiário e retornará ao Programa ainda em agosto”, destacou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi.

 

O município teve mais de duas mil pessoas selecionadas pelo programa desde dezembro de 2021. Esses benefícios foram distribuídos pelas equipes das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), por meio de mutirões e busca ativa indo às residências das pessoas. No entanto, ainda assim, cerca de 150 pessoas não retiraram os seus cartões nas unidades. 

 

Programa 

 

O Cartão Comida Boa é o benefício de transferência de renda do Governo do Paraná e atende famílias em extrema pobreza, com renda mensal per capita de até R$ 100,00 ou de pobreza com renda per capita de até R$ 200,00 por mês, que não estejam cadastradas em outros benefícios.

 

Segundo a Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), a lista de beneficiários é verificada a cada 90 dias, sendo observado se o beneficiário continua atendendo aos critérios do programa. Com isso ele permanece com a recarga mensal do cartão e quem não atende mais os critérios, têm seu cartão cancelado.

Em caso de dúvidas se o nome consta na lista de pessoas que podem perder o saldo do cartão, a orientação da SEMADS é para que a população entre em contato com a unidade do CRAS mais próximo da residência. A Secretaria municipal ainda reforça que o saldo do cartão pode ser consultado somente pelo aplicativo ou central de atendimento do cartão, clicando aqui.  

 

Confira o contato das unidades do CRAS em Guarapuava

 

Unidade I – Rua Arlindo Antonelli, 452. Industrial – Fone: (42) 3629-4588

Unidade II – Rua: Bernardino Roseira de Lacerda, 1447. Morro Alto – Fone: (42) 3623-4624

Unidade III – Rua Jorge Silveira do Amaral, 275. Jd. das Américas – Fone: (42) 3622-1165

Unidade IV – Rua: Afonso Pena, 53. Tancredo Neves – Fone: (42) 3627-4280