Notícias

Bem-estar e acolhimento fizeram parte dos assuntos discutidos no primeiro dia do projeto BLESS

29/05/2023

O evento contou com a presença de dois especialistas no assunto, que apresentaram informações e estratégias relevantes para lidar com os desafios emocionais enfrentados pelos profissionais da educação.

 

Nesta segunda-feira (29), teve início o projeto BLESS (Bem-estar, Lazer, Educação, Social e Saúde), ação da prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Educação, que ocorrerá até o dia 02 de junho. No auditório e no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real, foram realizadas duas palestras voltadas para os servidores da área da educação.

 

“Cuidar da saúde mental dos servidores da educação é de suma importância, pois esses profissionais desempenham um papel fundamental na formação e no desenvolvimento de crianças e jovens. Oferecendo suporte psicológico, capacitações e espaços de diálogo, é possível prevenir o esgotamento profissional, promover o autocuidado e a resiliência, além de contribuir para a construção de relações interpessoais saudáveis e um clima organizacional positivo. Desta forma, a atenção à saúde mental dos servidores da educação não só beneficia diretamente os profissionais envolvidos, mas também impacta de forma positiva toda a comunidade escolar”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

 

O secretário de Educação, Pablo Almeida, destacou o objetivo e a importância do projeto BLESS para os servidores da educação de Guarapuava.

 

“Esse projeto visa dar oportunidade para a saúde e bem-estar dos nossos servidores. Saúde física, emocional e espiritual. Nós, que temos um dia a dia atarefado e turbulento na educação, tivemos episódios muito tristes recentemente que acabaram acometendo a nossa saúde mental e emocional. Então, esse projeto vem ao encontro de tudo isso, de poder proporcionar ferramentas e dar condições melhores para os nossos servidores. Isso é algo que o prefeito Celso Góes tem pedido para todos nós. Não podemos deixar de relatar sobre esta proximidade e acolhimento para com o servidor, além de todo o reconhecimento financeiro, em especial neste mês, com o reajuste salarial que foi decretado pelo nosso prefeito. Nós entramos também com a oferta de todo esse projeto, que não é apenas nessa semana, ele vai se estender ao longo de todo ano, com várias atividades”, grifou o secretário.

 

O evento contou com a presença de dois especialistas no assunto, que apresentaram informações e estratégias relevantes para lidar com os desafios emocionais enfrentados pelos profissionais da educação.

 

Durante o evento foram discutidos temas como o estresse relacionado ao trabalho, a importância do autocuidado e estratégias para promover um ambiente saudável e acolhedor nas instituições educacionais. A iniciativa tem o intuito de oferecer recursos e promover a conscientização sobre a importância da saúde mental no contexto educacional, visando o bem-estar dos servidores e o melhor desempenho de suas funções.

 

Na palestra “Trabalho e Família: o equilíbrio do sucesso”, o palestrante e comunicador, Guilherme Nunes, tratou de assuntos que envolvem a dimensão familiar, social e espiritual e a valorização dos ser humano.

 

“Toda vez que eu tenho a oportunidade de falar com as pessoas, principalmente com educadores, eu vejo a importância que é fazer com que todos eles entendam a vida de uma maneira integral, com todas as suas dimensões. E quando nós temos a oportunidade de fazer com que eles se sintam valorizados na sua humanidade, nós chegamos muito mais longe. Nós fazemos com que eles, dentro da escola, na rotina do dia a dia, façam a diferença na vida de pessoas que eles nem conhecem. Por isso, para mim, falar com educadores tem esse sentimento, que o de fazer com que a vida seja valorizada na sua integralidade. E isso faz muito bem, tanto para nós que falamos, quanto para quem escuta”, comentou o palestrante.

 

Já na palestra “O super mestre: eu posso mais”, o palestrante Marcelo Freix, falou sobre potencializar a aprendizagem dos servidores para que eles possam desenvolver suas práticas e técnicas no trabalho e em suas vidas.

 

“Os servidores estão sendo incentivados pelas práticas da vida em relação ao que um supermestre precisa, além daquilo que ele sabe, para trabalhar integrado em espírito de equipe, com foco em suas metas e seus objetivos. Olhando sempre para o lado do ser, o ser em comunidade, o ser através de tudo. Porque nós, hoje, pregamos, mas muitas vezes, não fazemos. Então, essa palestra hoje vem brindar o que um supermestre precisa ter a mais para poder praticar tudo que ele estuda e poder se conectar melhor com os seus alunos, com os seus colegas de trabalho e com toda a comunidade de Guarapuava”, expressou Freix.

 

Para a professora da Escola Municipal Gabriel Hugo Rios, Ana Marilda dos Santos, as palestras foram de grande valia para sua vida, tanto pessoal quanto profissional, pois segundo ressalta, muitas vezes ela não tem um tempo para pensar em sua saúde mental.

 

“Foi muito bom. Até quando nós chegamos, o palestrante perguntou ‘quem não está bem?’, eu ergui a mão porque não estava bem, realmente. E como é importante a gente perceber que muitas pessoas também não estão bem como nós. Mas ouvir coisas boas que nos fazem bem, ouvir que podemos fazer a diferença no mundo, a diferença nos ouvindo mesmo, é maravilhoso. Porque o dia a dia, como ele disse, é muito corrido. Quantas vezes não pensamos em nós mesmos? Então, eu amei. Todas as formas que ele fez, as dinâmicas, principalmente de voltar ao passado. Acho que é para nos valorizarmos mesmo, isso é muito importante”, discorreu a professora.

 

 

A semana foi pensada diretamente para os servidores em suas “horas-atividade”, ou seja, podem participar das atividades sem prejudicar seu horário de trabalho.

 

Como continuidade do evento, durante o ano todo, haverá inscrições para atividades posteriores com fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, meditação e caminhadas. As inscrições para estas novas atividades serão abertas em breve.