Notícias

Banda Jovem de Guarapuava comemora 44 anos de histórias e conquistas

06/09/2022

Viva e atuante em Guarapuava, e tendo como lema “Uma Banda, um Som!”, além de um invejável histórico de diversas conquistas e um repertório variado de músicas que vão desde a erudita à música popular, a Banda Jovem de Guarapuava Maestro Leonel Rossetin, comemora seu aniversário de 44 anos em 2022. 

 

Em 07 de setembro de 1978, o maestro Leonel Rossetin e alguns músicos se apresentaram pela primeira vez no tradicional desfile cívico da cidade. Nesse momento, nasceu oficialmente a Banda Jovem de Guarapuava, batizada anos depois com o nome do maestro, idealizador do projeto.

 

“A nossa Banda Jovem Maestro Leonel Rossetin, é motivo de muito orgulho para nós guarapuavanos. Pois além de dar oportunidade para os jovens trabalharem com música, podemos contar com música de qualidade em nossos eventos aqui em Guarapuava e levar nosso nome nos representando em outras cidades e Estados do Brasil”, descreveu a secretária da Cultura, Rita Felchak. 

 

A Banda é comandada atualmente pelo Maestro Oriel Bezerra da Silva, que iniciou suas atividades dentro do projeto aos 9 anos de idade. Formado em Música Licenciatura pela faculdade Claretiano, possui pós-graduação em Regência pelo Instituto Alpha Facec e atualmente está cursando Regência e tendo a mentoria da maestrina Katarine Araújo. ”O intuito do projeto é desenvolver trabalho social, psicológico e a formação de cidadão, livrando os jovens do tempo ocioso e lhes dando uma oportunidade de crescimento pela música.  Além (disso, o projeto viabiliza) o desenvolvimento cultural e artístico de seus integrantes para também abrilhantar os eventos de nossa cidade e região, e assim, manter a tradição de banda de música para nova geração de jovens”, destacou o Maestro. 

 

Composta atualmente por 42 integrantes, desses sendo 28 aprendizes, o projeto é mantido pela prefeitura de Guarapuava que disponibiliza e patrocina instrumentos e uniformes, além de proporcionar uma bolsa aos músicos. Vale ressaltar que as oficinas de músicas são gratuitas e abertas para a comunidade. Os requisitos para participar são: Possuir 9 anos ou mais e estar estudando.

 

Os ensaios ocorrem na sede da Banda, localizada na Rua Guaíra,1920, Alto da XV.

Para saber mais sobre o projeto e de como participar, os interessados podem se dirigir diretamente ao local, das 8h às 12h e das 13h às 17h ou entrar em contato pelo telefone (42) 3621- 4584.