Notícias

Bairro Primavera recebeu o primeiro Dia “D” Informação Salva Vidas de 2023

08/05/2023

A ação faz parte das ações do grupo “Informação Salva Vidas”, que reúne mais de 30 instituições parceiras, entre elas as secretarias municipais.

 

Em uma nova região da cidade, no último sábado (06), ocorreu o primeiro Dia “D” Informação Salva Vidas de 2023. O projeto, que teve início em 2022, iniciou o ano no bairro Primavera. O evento faz parte das ações do grupo “Informação Salva Vidas”, que reúne mais de 30 instituições parceiras, entre elas as secretarias municipais, e tem o objetivo de levar para a população, informações, serviços e atividades de lazer, tendo como foco principal, a saúde mental dos guarapuavanos.

 

“A saúde mental é uma prioridade. Sabemos da importância destas ações para levar informações de qualidade aos guarapuavanos. O ‘Informação Salva Vidas’ vem gerando diversos resultados e conseguimos observar uma boa aceitação dos moradores da Vila Concórdia, no bairro Boqueirão. Começamos o ano ampliando esse projeto para uma nova região da cidade”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes. 

 

Nós buscamos por meio dessas informações a prevenção ao suicídio. Sabemos da importância da informação para um trabalho eficaz de prevenção. O nosso intuito é  orientar onde buscar ajuda e saber que não estamos sozinhos. Essa união está contribuindo muito para a qualidade de vida do cidadão guarapuavano”, complementa a integrante do departamento de comunicação do grupo, Mônica Córdova. 

 

Com uma programação para todas as idades, os moradores puderam participar de atividades, sorteios e ações das instituições. Além disso, o evento contou com atrações artísticas e culturais, atendimento de profissionais da área da saúde, assistência social e das demais secretarias. 

 

“Esse é um evento que reúne diversos especialistas. É um momento de receber informações para saber como ajudar quem está precisando. A saúde mental é um tema muito importante, pois temos que estar bem para conseguir trabalhar e viver melhor”, contou Adenir Matilde, 69 anos, que é moradora do bairro Primavera há cinquenta e quatro anos. 

 

Durante a ação, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), apresentou projetos e programas, como o Potencial Feminino, Dignidade Menstrual e divulgou os serviços do Centro de Referência do Atendimento à Mulher (CRAM). As moradoras do bairro que visitaram o estande da SPPM puderam levar para casa absorventes e orientações dos serviços para esse público no município.

 

O evento também contou com mais uma edição do projeto “Tempo Livre”, da Secretaria de Esportes e Recreação de Guarapuava, que levou aos moradores atividades de recreação e entretenimento, com mini jogos, infláveis e cama elástica. 

 

Informação Salva Vidas

 

O grupo reúne mais de 30 instituições parceiras, entre elas, as Secretarias Municipais e a sociedade civil, com objetivo de promover ações relacionadas à saúde mental e o combate ao suicídio. O “Informação Salva Vidas” trabalha para criar uma rede de apoio, com intuito de fortalecer as atividades sobre o tema para além do mês de setembro.

 

O “Dia D” Informação Salva Vidas, surgiu a partir de um levantamento realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e parceiros, que constatou que de 2019 até 2022, o número de tentativas de suicídio e casos de pessoas com problemas de saúde mental tinha aumentado no município. Com isso, o projeto piloto iniciou na Vila Concórdia, no bairro Boqueirão. Neste, ano novas regiões receberão as ações do grupo. 

 

O projeto ainda relembra que a melhor forma de abordagem em casos de crise ou sinais de pensamentos suicidas, sempre será a acolhida e a escuta sensível, isenta de julgamentos. 

 

Os locais para buscar ajuda são Serviços de Saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Emergência: SAMU 192, Pronto Socorro, Hospitais, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Batel, Unidade de Urgência e Emergência Primavera e Trianon. 

 

Veja mais fotos da ação, AQUI