Notícias

AVISO DE PAUTA – Secretaria de Saúde promove Campanha de Combate à Hanseníase

21/05/2015

O AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária), da Secretaria Municipal de Saúde, promove, durante a próxima semana (de 25 a 29 de maio) a Campanha de Combate à Hanseníase. Os interessados poderão fazer exames em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e no ambulatório municipal, com a dermatologista e especialista em hansenologia, Iara Rodrigues Vieira.

Perda da Sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas são alguns dos sintomas da hanseníase. Segundo a fisioterapeuta e coordenadora do AMPDS, Elisa Katayama, o objetivo é diagnosticar precocemente a doença para que as pessoas infectadas possam fazer o tratamento, que dura aproximadamente 12 meses. Entre janeiro e maio de 2015, foram registrados oito casos da doença no município, os quais estão em tratamento tanto no laboratório quanto em suas residências.

Para divulgar a campanha, nesta terça-feira (26), Dia Estadual de Combate à Hanseníase, agentes comunitários de saúde e funcionários do AMPDS vão percorrer o Centro de Guarapuava. A equipe vai distribuir materiais informativos, alertar sobre os sintomas da doença e incentivar a procura pelo exame que a detecta.