AVISO DE PAUTA – Guarapuava é o primeiro município a conceder licenciamento ambiental no interior do PR

23/03/2015

Guarapuava é o primeiro município do interior do Paraná 100% descentralizado para licenciamento e fiscalização ambiental de empreendimentos de impacto local. Nesta quarta-feira (25), no Parque das Araucárias, às 9h, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) promovem um encontro para formalizar a descentralização. “Guarapuava conseguiu cumprir as exigências e agora está preparada para contribuir com mais este serviço para a comunidade. Nós temos órgãos estruturados e atuando como secretaria, conselho, fundo, código e plano municipal de meio ambiente e já podemos conceder as licenças”, destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Com a autorização, a Secretaria de Meio Ambiente passa a ser responsável pela emissão licenciamentos de pequeno e médio porte na área urbana, como corte de árvores e anuência para atividades nas áreas de turismo e lazer, comércio e serviços, construção civil, indústria, entre outros. O secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, adianta que esta ação vai acelerar e facilitar os processos em Guarapuava. “O corte de árvores, por exemplo, levava cerca de um mês para ser liberado, agora baixamos esse prazo para um dia. Já outros tipos de licenciamentos que chegavam a demorar três meses na área do comércio, indústria e saúde vão ser finalizados dentro de uma semana”, detalha. O município também passa a ser responsável pela fiscalização desses locais.

O evento será realizado no Parque das Araucárias, às 9h, com a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, do presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, vereadores e funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Serviço: Guarapuava é 1º município a conceder licenciamento ambiental
Data: Quarta-feira (25/03/2015)