Notícias

Aviso de pauta: Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado em 29 de agosto

25/08/2022

Na segunda-feira (29) será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.  Criada pela Lei Federal nº 7.488 de 1986, a data diz respeito à normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva e tem como objetivo, reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. 

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano. Mais de sete milhões dessas mortes resultam do uso direto deste produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. 

 

A responsável pelo Programa de Controle ao Tabagismo em Guarapuava, Rafaela Silvestri de Andrade, explica como funciona o atendimento no município para quem deseja parar de fumar. “Nós trabalhamos com encontros de curta duração, com grupos reduzidos para atendimento. Dentro do Programa, nós contamos com uma equipe multidisciplinar, que é formada por médicos, enfermeiras, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogas, farmacêutico e dentista, que dão todo o suporte necessário. Pois sabemos que é um momento difícil, mas não impossível, parar de fumar. Porém, exige bastante atenção e cuidado por parte dos profissionais de saúde, cada um dentro da sua especialidade, oferecendo aquilo que o paciente necessita nesse momento”, explica. 

 

As pessoas que desejam buscar atendimento para deixar de fumar, podem entrar em contato pelo telefone: (42) 98885-0561 (WhatsApp).