AVISO DE PAUTA: Começa hoje (12) o I Simpósio Internacional de Atenção Domiciliar (SinAD)

12/09/2022

Com o tema: “Discussão de boas práticas e desafios na Atenção Domiciliar”, Guarapuava sedia, de 12 a 14 de setembro, o I Simpósio de Atenção Domiciliar (SinAD). O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Melhor em Casa, em parceria com o Centro Universitário UniGuairacá.

O Simpósio será distribuído em três modalidades, com o intuito de orientar, preparar e possibilitar a troca de experiências entre os profissionais da área.

A primeira modalidade é voltada à difusão de conhecimentos. Esta, será constituída de conferências e mesas redondas sobre os temas mais relevantes da atualidade no âmbito da Atenção Domiciliar. Neste momento, haverá a participação de um coordenador e convidados. A discussão terá duração de 75 minutos, sendo 60 minutos para a exposição inicial e 15 minutos para perguntas e respostas.

A segunda modalidade de atividades é voltada à capacitação profissional e será constituída por minicursos com duração de três horas e, no máximo, 50 participantes. Esta modalidade será disponibilizada exclusivamente para participação presencial, a ser realizada no período vespertino (das 13h30 às 17h), no segundo dia do evento, que ocorre de forma presencial, na UniGuairacá – Rua XV de Novembro, centro – Guarapuava – PR.

Já a terceira modalidade de atividades, é voltada à disseminação científica e terá como objetivo, a divulgação dos trabalhos submetidos e aprovados pela Comissão Científica da 1ª Mostra e pela Comissão Julgadora do 1º Prêmio.

A comissão científica selecionará 15 trabalhos de cada eixo temático, para a apresentação oral, com transmissão ao vivo. Os resultados das avaliações dos trabalhos serão disponibilizados aos autores na página do evento.

ATENÇÃO DOMICILIAR

A Atenção Domiciliar (AD), como modalidade de Atenção à Saúde, vem conquistando cada vez mais representatividade no que se refere às ações de promoção da saúde, prevenção, tratamento, reabilitação e paliação em domicílio, buscando, a cada dia, expandir estratégias de cuidado que promovam bem-estar aos usuários e suas famílias.

OBJETIVOS DO SinAD

-Discutir boas práticas, ações e desafios no contexto da Atenção Domiciliar;

-Proporcionar ambiente oportuno para discussões científicas sobre práticas realizadas na Atenção domiciliar;

-Apresentar experiências e evidências científicas das boas práticas, avanços e desafios para a Atenção Domiciliar.

PÚBLICO-ALVO

– Pesquisadores, professores, estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação em saúde e áreas afins;

– Dirigentes e profissionais de instituições federais, estaduais, do Terceiro Setor, de diversos serviços e instâncias da saúde;

– Dirigentes e profissionais dos serviços de Atenção domiciliar e demais componentes da Rede de Atenção à Saúde.