AVISO DE PAUTA – Caminhada e mutirão conscientizam sobre violência sexual infantil

13/05/2014

Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescente (18 de maio), a Prefeitura de Guarapuava e a Comissão da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente realizam a caminhada de conscientização contra a violência infantil na próxima segunda-feira (19). A concentração será na Praça Cleve a partir das 9h, com saída programada para 10h. Os participantes seguirão pela XV de Novembro até a rua Saldanha Marinho. A equipe da Secretaria de Assistência Social participará junto com outras entidades, como ONGs e escolas.

Durante todo o mês de maio, estão sendo desenvolvidas ações para chamar a atenção para o tema. Segundo a psicóloga social Carine Suder Fernandes, cada CRAS (Centro de Referênciaem Assistência Social) promove palestra, blitz socioeducativa, mutirão informativo, entre outras atividades de acordo com a realidade do local. “Ano passado tivemos 52 casos de violência sexual registrados em Guarapuava, um número alto, pois o ideal é zero. Para diminuir esse índice devemos conscientizar a população, estimulando e encorajando as denúncias para que o combate seja mais efetivo”, explica Carine.

Mutirão

O Mutirão Cidadania 18 de Maio integra a programação, através da ação integrada dos Cras (Centros de Referência da Assistência Social). Os objetivos são divulgar a campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; mobilizar o território para refletir sobre formas de violência infantil; divulgar as ações da proteção social básica do município; orientar sobre os serviços socioassistenciais disponíveis (Cadastro Único, documentação civil, programa Bolsa Família, Paif, SCFV); e viabilizar o acesso das famílias à documentação.

A ação, que também inclui atividades para as crianças, como contação de histórias e brincadeiras, vai beneficiar principalmente famílias que estão em áreas de ocupações irregulares. O primeiro mutirão será no Xarquinho, na tarde desta quarta (14), com a equipe do Cras 1. Os próximos acontecem nos próximos dias 16, 21 e 22. O evento tem as parcerias da Faculdade Guairacá, 26º GAC, Guaratran e Secretaria Municipal de Esportes.

Serviço: Mutirão Cidadania 18 de Maio

Data: Quarta-feira (14/05/14)

Hora: 13 às 16h

Local: Em frente à Escola Total do Xarquinho