Notícias

Aviso de Pauta – Ações preventivas serão realizadas no Dia Mundial da Retina

28/09/2021

Amanhã,  29 de setembro, é comemorado o World Retina Day, data que é destinada há 23 anos para a conscientização sobre a saúde dos olhos. 

 

Em Guarapuava, ocorrerá na entrada principal do Shopping a divulgação de informações, esclarecimentos sobre as retinopatias mais comuns (doenças que afetam a retina) e testes de glicemia capilar. Os serviços serão ofertados nos períodos da manhã e da tarde. Para aqueles que apresentarem altas taxas de glicemia, será disponibilizado também o exame de fundo de olho de forma gratuita. 

 

As atividades são ofertadas numa parceria entre o Centro Universitário Campo Real e o Shopping Cidade dos Lagos, que cedeu o espaço. 

 

Às 19h, o encerramento será com o curso “World Retina Day em Guarapuava”,  no Centro de Eventos da Cidade dos Lagos, com a colaboração do Centro Oftalmológico de Guarapuava, em apoio às ações preventivas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.  

 

 

Retinopatia Diabética

 

Entre as doenças mais comuns que podem causar cegueira está a retinopatia diabética (RD) que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. 

 

A causa pode estar relacionada principalmente ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia.

 

Por isso, a Campanha também chama atenção para a descoberta da diabetes, já que grande parte das pessoas não sabem que possuem a doença.