Notícias

Auxiliares de consultórios odontológicos do município passam por treinamentos práticos

26/04/2023

Aproximadamente 60 auxiliares de odontologia do município deverão passar pelo treinamento. As aulas práticas são realizadas na UBS Jordão, todas as quintas e sextas-feiras, na parte da manhã.

  

A Secretaria de Saúde de Guarapuava, por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde no Município (COAPES), em parceria com instituição Futura Educação Profissional, promove o curso de esterilização e padronização de atendimento, com foco na “Atualização em Biossegurança”.

 

As aulas teóricas são realizadas no formato de Educação à Distância (EAD) e o curso é destinado aos auxiliares de consultórios odontológicos do município.

 

Além da formação EAD, os auxiliares passam por treinamentos práticos que são realizados na UBS da Vila Jordão, todas as quintas e sextas-feiras, na parte da manhã, com turmas entre seis e sete pessoas.

 

A dentista do município e fiscal/odontóloga da Vigilância em Odontologia, responsável pelo treinamento, Simone Miranda Galicioli, explicou sobre a importância deste trabalho para os auxiliares de dentista, uma vez que eles fornecem todo o suporte para o profissional na hora da consulta e dos procedimentos. Ela salienta ainda, que oferecer conforto e um trabalho de qualidade, primando sempre pela segurança do paciente e do profissional é fator fundamental da odontologia.

 

“Este é um treinamento em atualização em biossegurança pelo qual passam todos os assistentes de odontologia do município. O trabalho vale tanto para os profissionais que estão começando agora, quanto para os que já atuam há mais tempo neste setor. Na prática, os auxiliares vivem o dia a dia do consultório e conhecem todos os procedimentos corretos que devem ser desempenhados nos consultórios. Trabalhamos com turmas de não mais que sete pessoas para um aprendizado eficiente. Sempre há novas técnicas nos procedimentos, como o ponto exato de esterilização, por exemplo, além do manuseio correto dos instrumentos”, detalhou Simone.

 

Aproximadamente 60 auxiliares de odontologia do município deverão passar pelo treinamento prático e, com isso, adquirirem técnicas avançadas de biossegurança na atenção primária.

“O treinamento ensina, na prática, o auxiliar de odontologia a agir durante procedimentos críticos, como nas cirurgias, que é quando ocorrem sangramentos. O trabalho é de proteção, tanto para o paciente, quanto para os profissionais dos consultórios. Tanto a desinfecção quanto o armazenamento correto, fazem a diferença neste trabalho. Após os treinamentos, nossas equipes passam na Unidades de Saúde para saber se os aprendizados foram implementados na prática. Digo que essas capacitações contribuem com a melhoria do trabalho desenvolvido nas unidades municipais de saúde de Guarapuava. Primamos sempre pela segurança do profissional e do paciente”, conclui Simone.

 

SOBRE A PROFISSIONAL

 

Simone Miranda Galicioli possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, desde 1995. Atualmente, é tutora em Saúde Bucal na Secretaria de Saúde de Guarapuava. Há 24 anos, é dentista do município e, há 12, trabalha no setor de Vigilância Odontológica. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública.