Aula inaugural no polo presencial da UAB marca início das atividades em Guarapuava

23/05/2015

Mais um importante passo na área da educação para Guarapuava e região foi dado na manhã deste sábado (23), no auditório da Escola Total, no Industrial. A aula inaugural do curso de especialização na modalidade à distância em Atividade Física e Saúde marcou o início das atividades no polo presencial da UAB (Universidade Aberta do Brasil) no município. “O polo de apoio presencial é uma importante peça dentro do mecanismo da educação à distância, já que nele o aluno tem contato com tutores presenciais, realiza avaliações e atividades e ainda tem acesso a laboratórios de computação, biblioteca e a outros materiais”, comentou a prefeita em exercício, Eva Schran.

A iniciativa de ofertar um curso nessa modalidade partiu da administração municipal em 2013, com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade a população que anseia por novos desafios e descobertas. “Desde então, a Prefeitura de Guarapuava buscou mediações e parcerias para que o projeto se tornasse realidade, conseguindo preencher todos os requisitos exigidos pelo MEC”, explica Eva.

Durante a aula inaugural, a secretária municipal de Educação e Cultura, Doraci Sanger Luy também deu as boas-vindas aos mais de 50 novos alunos e toda a equipe que não mediu esforços para a concretização de mais este projeto. “O curso de pós-graduação que hoje se inicia é o primeiro de muitos outros que serão ofertados neste polo. Com novas perspectivas de ensino e de aprendizagem, a modalidade a distância se constitui em uma solução necessária para o momento atual, pela flexibilidade, atemporalidade e facilidade”, salienta.

O curso de especialização é coordenado pelo professor da Unicentro, Bruno Sérgio Portela e a coordenadora do Polo de Guarapuava/UAB é a professora Scheyla Tatiana Franke. “A ideia é que o polo UAB/Guarapuava possa disponibilizar grandes oportunidades para aquelas pessoas que sonham em ter uma formação profissional. A diversidade e a qualidade dos cursos poderão ser cada vez mais exploradas pelos alunos”, finaliza a coordenadora.

Sobre a UAB Guarapuava

A criação de um polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Guarapuava foi aprovada pelos vereadores da cidade ainda em 2014. O Projeto de Lei, encaminhado à Câmara pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, tinha como principal justificativa “propor novas perspectivas de ensino e de aprendizagem, constituindo-se em uma solução necessária para o momento atual, pela flexibilidade, atemporalidade, extraterritoriedade, interatividade e facilidade de escalonamento que apresenta.” Ainda de acordo com o documento, a criação de um polo em Guarapuava era fundamental para desenvolver a modalidade e expandir a oferta de cursos de graduação e pós-graduação em EaD, no âmbito municipal.

Agora, sendo realidade, o polo de apoio presencial da UAB Guarapuava vai funcionar na Escola Total do Bairro Xarquinho e ofertará cursos de graduação e pós-graduação promovidos pela Unicentro e por outras universidades públicas em parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil, do Governo Federal.

CLIQUE AQUI para mais informações sobre a UAB (Universidade Aberta do Brasil)