Audiência pública online dará seqüência à atualização do Plano Municipal de Resíduos Sólidos

10/08/2020

A participação da comunidade na elaboração e desenvolvimento de medidas municipais que afetam o dia a dia de todos é de extrema importância,  já que possibilita uma pluralidade nas decisões que envolvem a população. A atualização do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que está sendo feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, segue esta premissa desde as primeiras ações.

Depois de encerrar a fase de questionários online para participação popular, agora terão início as audiências públicas, que em virtude da pandemia, terão formato online. “Para a atualização do Plano ter validade, é preciso ter diálogo com a comunidade e nós queremos uma participação grande da população. Por isso, planejamos várias audiências, dando oportunidade para os guarapuavanos participarem nas diferentes etapas de desenvolvimento”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Celso de Araújo. “A princípio, faríamos sete audiências, em todos os distritos do município. Mas, com a impossibilidade de realizá-las devido a pandemia, elas foram suprimidas em três sessões online”, acrescentou Celso.

A primeira delas será no dia 20 de agosto, às 19h, e abordará a apresentação do diagnóstico à comunidade. “Faremos essa apresentação inicial e, na seqüência, haverá uma etapa de programas, planos e ações, com uma audiência para apresentar as proposições. Posteriormente o plano fica aberto para consulta pública e, por fim, ocorre a audiência final”, explicou o coordenador do projeto na empresa Envex Engenharia, André Malheiros.

Inicialmente a empresa buscou ouvir a população, a partir da aplicação de questionários. Com ele, houve a elaboração de um levantamento de dados da gestão de resíduos em Guarapuava, de acordo com a Política Nacional. Durante esta semana, equipes da Envex Engenharia, estão realizando visitas técnicas e análise gravimétricas dos resíduos.

“Essa é mais uma oportunidade para a população participar da Elaboração deste importante instrumento de gestão para o Município, onde será registrado o que a população quer para a gestão de resíduos nos próximos 20 anos”, ressaltou o engenheiro ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Cleverson Luiz Dias Mayer.

Para se inscrever e participar da audiência, clique aqui.

O Plano Municipal de Resíduos Sólidos será executado com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, aprovado pelo Conselho de Meio Ambiente. A atualização atende a Lei Federal 12.305/10, que institui aos municípios medidas de atenção ao tratamento dos resíduos sólidos.