Notícias

Atualização do plano municipal de resíduos sólidos segue aberto à participação popular, da indústria e comércio

10/06/2020

O futuro da cidade é construído com colaboração de toda a comunidade. Por isso, a Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Meio Ambiente, prorrogou a disponibilidade dos questionários online que buscam envolver a população na atualização do plano de gestão de resíduos sólidos.

 

“Tivemos uma adesão muito significativa do povo guarapuavano, mas ainda reforçamos que as pesquisas também abrangem indústrias, agroindústrias e comércio. As respostas são fundamentais para traçarmos perspectivas ambientais em todos os âmbitos do município para os próximos 20 anos”, ressaltou o secretário do Meio Ambiente, Celso Araújo.

 

O plano é elaborado pela empresa Envex Engenharia, vencedora do processo licitatório. Para que o projeto cumpra com as demandas municipais, esta etapa inclui ouvir a opinião da comunidade. Os questionários online são respondidos anonimamente, contendo perguntas diferentes para cada público, como a separação de resíduos recicláveis, quantidade aproximada de geração e o destino de cada um. Confira abaixo o link disponível para cada um deles:

 

População em geral: https://forms.gle/MHui9oEujdoHL1vC6

Comércio e serviço: https://forms.gle/zhgACrmqxNc1FS4r9!

Indústrias: https://forms.gle/QaWGTyLy1qAfuRHx6

 

Agricultura e agroindústria: https://forms.gle/6vhuaFasEf8RXgwu9

 

Em Guarapuava, o plano será desenvolvido através com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, aprovado pelo Conselho de Meio Ambiente. A atualização atende a Lei Federal 12.305/10, que institui aos municípios medidas de atenção ao tratamento dos resíduos sólidos.