Atuação da Secretaria da Mulher de Guarapuava chama atenção de Pato Branco

29/10/2015

Na tarde desta quinta (29), uma equipe do Ministério Público, da Secretaria de Assistência Social e do escritório regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Pato Branco esteve na Secretaria de Políticas para as Mulheres de Guarapuava. Os visitantes conheceram a estrutura, o funcionamento dos serviços de atenção à mulher em situação de violência e principalmente a viabilidade e manutenção da casa abrigo para estudar a viabilidade de implantação de uma casa em Pato Branco.

O promotor público Vitório Alves da Silva Junior conta que Pato Branco está se mobilizando para o enfrentamento à violência, mas que agora eles precisam conhecer na prática o funcionamento das políticas públicas de proteção. “Precisávamos contatar um lugar onde já houvesse o funcionamento de uma casa abrigo para vermos de que forma esse serviço está sendo realizado. O objetivo de vir para Guarapuava foi saber da experiência adquirida neste município e de que forma isso tem se tornado efetivo para a proteção e a dignidade da mulher”.

Para a vice-prefeita e secretária da mulher, Eva Schran, a visita da equipe é mais do que um reconhecimento para a cidade, é a união de forças em prol do combate à violência contra a mulher. “A visita de hoje é muito importante porque demonstra uma sintonia dos municípios no enfrentamento à violência contra a mulher”, destaca. “Guarapuava faz jus ao nome de referência. Gostei muito da estrutura, da acolhida e a explanação da secretária foi muito esclarecedora. A partir do que vimos e ouvimos hoje posso dizer que há uma viabilidade para o investimento em nossa cidade”, acrescenta o promotor.

Também participaram da visita a secretária Municipal de Assistência Social, Anne Cristine Gomes da Silva, a chefe do Escritório Regional da Seds, Rafaela Martins Losi, a assistente social do Ministério Público, Eliana Ap. Rosa Bisol, a psicóloga da Seds, Michelli Michalichen, e as técnicas Sandra Rathier, Neldi Rossini e Helena Ribas.