Notícias

Atuação da Prefeitura de Guarapuava garante novo caminhão, diz comandante dos Bombeiros

12/08/2014

Os guarapuavanos já podem contar com um novo caminhão de combate a incêndio. A entrega oficial aconteceu na manhã desta terça-feira (12), em frente ao Paço Municipal. O comandante do 5º Subgrupamento de Bombeiros Independente, major Anderson Willians de Souza Cortez, destacou que o município foi um dos 30 contemplados com o veículo devido à articulação e atuação da Prefeitura de Guarapuava. “A corporação recebe, em média, 20 chamadas por dia, e por isso necessita sempre melhorar seus equipamentos para oferecer um atendimento mais rápido e mais eficiente à comunidade”, reforça.

O prefeito Cesar Silvestri Filho ressaltou que o novo caminhão irá contribuir ainda mais para o competente trabalho do Corpo de Bombeiros em Guarapuava e região. “A cidade cresce e se desenvolve, fazendo-se necessário investirmos em veículos e equipamentos modernos”, afirma. Cesar Filho também enalteceu a parceria com a corporação no município que beneficiará ainda mais a população. “Em breve, Guarapuava terá uma base descentralizada dos Bombeiros no bairro Primavera. O processo de licitação está em andamento”, adianta.

Com tecnologia avançada, o veículo, o primeiro da corporação neste nível, possui um sistema que faz com que a bomba de água tenha pressão muito mais forte. “O controle da pressão da água que sai no esguicho é eletrônica, ao contrário dos outros caminhões, nos quais acontece de firma manual. Outra tecnologia, além do gerador de energia e torre de iluminação, é o equipamento para controle de geração de espuma, utilizada, por exemplo, em vazamentos de líquidos inflamáveis”, esclarece o comandante. O caminhão possui ainda uma auto bomba tanque resgate, usada para cortar ferragens.

O veículo custou R$ 590 mil e foi subsidiado pelo Fundo Especial de Segurança Pública do Paraná. O Corpo de Bombeiros recebe recursos de dois fundos, além do estadual, tem o municipal, Funrebom (Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros). “Ficamos felizes em ver que a população paga seus impostos e tem o retorno desse investimento em benefícios”, finaliza o prefeito Cesar Filho.