Notícias

Atletas guarapuavanos de Goalball vão representar o Paraná nas Paraolimpíadas Escolares

19/11/2021

A 12° edição das Paralimpíadas Escolares começa na próxima terça-feira (23) e, neste ano, recebe atletas guarapuavanos convocados para representar o Paraná. Marco Antônio Marroni, João Pedro Machado e Juarez Eduardo Camilo, todos com 13 anos,  foram selecionados para completar a equipe de Goalball. 

 

O desporto é praticado por atletas com deficiência visual que usam das percepções táteis para jogar a bola com as mãos. A bola possui um sino na parte de dentro, com o objetivo de pontuar no gol adversário. 

 

Os atletas viajaram nesta sexta-feira (19), junto da professora Leila Maria da Silva. Tanto a viagem, quanto os testes de COVID-19 necessários para a competição, foram custeados pela Secretaria de Esportes e Recreação. O secretário, Milton Roseira, relata um clima inspirador em poder incentivar os jovens atletas paralímpicos. “Ficamos muito felizes com tudo e isso, é algo lindo de se ver. Agora torcemos daqui e esperamos que seja apenas o primeiro sucesso deles”, conta.

 

A primeira parada dos atletas é Londrina, onde irão treinar com o restante da equipe paranaense de GoalBall. De acordo com a professora Leila, o bom desempenho pode ser uma porta de entrada para competições paralímpicas ainda maiores. “Quando falamos sobre ser uma competição Paralímpica e por ser em São Paulo, eles ficam muito animados mesmo, eles acreditam muito no potencial deles. Acredito que a experiência vai ser muito importante para o crescimento deles e que pode abrir muitas portas dentro do esporte”, conclui. 

 

Além do GoalBall, as Paralimpíadas Escolares contam com outras modalidades, como: ParaTaekwondo, Basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, entre outros. A competição será entre os dias 23 e 26 de novembro.