
Atleta do Guarapuava Proesporte se prepara para competição mundial de Orientação
03/08/2023
Gabriella Bilek foi convocada a se juntar à Equipe Brasileira Sub-15 de Orientação.
A Orientação é uma modalidade de esporte que utiliza da própria natureza como campo. O objetivo é percorrer uma determinada distância em terreno desconhecido. O atleta precisa passar por pontos no terreno que estão estipulados na rota. Os únicos recursos que o participante pode usar são o mapa e uma bússola.
Gabriella Serbai Bilek, 15 anos, pratica o esporte desde os 5 anos, por influência do pai, que a acompanhava no percurso. Em 2015, quando começou a realizar o percurso sozinha, a atleta passou a participar em competições oficiais. “No mesmo ano, fui campeã paranaense, na categoria iniciante. Desde então, meu amor e dedicação ao esporte só foi aumentando”, comentou Gabriella.
A jovem participou de diversos campeonatos, estaduais e nacionais, e, em muitos deles, Gabriella foi campeã. Ela parou de treinar por um tempo, inicialmente pela quarentena recomendada durante a pandemia do COVID-19, que fez com que competições fossem canceladas. Além disso, a atleta contraiu a doença, o que a deixou com sequelas muito fortes no pulmão. Por isso, mesmo com a volta das competições, a menina não estava apta a voltar para o esporte, devido à falta de ar que sentia ao correr.
Em 2022, mesmo sem treinar, Gabriella competiu no Campeonato Brasileiro de Orientação (CAMBOR), por sentir saudades do esporte. Ela não esperava um bom resultado, mas saiu vice-campeã. Em outubro do mesmo ano, participou do Sul-Americano de Orientação, conquistando o terceiro lugar.
Graças ao seu ranking em 2022, ela foi convocada para integrar a Equipe Brasileira Sub-15 de Orientação neste ano para participar dos Jogos Mundiais Escolares Sub-15, “Gymnasiade 2023”, que será no Rio de Janeiro, entre 19 e 27 de agosto. “Estou muito feliz em estar representando o Brasil nessa competição e, com certeza, darei o meu melhor em pista”, declarou Gabriella.
A rotina de treinos da atleta aumentou nos últimos meses para se preparar para o mundial. Ela vai à academia quatro vezes na semana e, neste ínterim, treina corrida na pista municipal outros três dias. Gabriella também faz aulas on-line à noite com os técnicos de Orientação, onde estuda o necessário para melhorar cada vez mais sua performance, como mapas, rotas, curvas de nível e simbologia.
A atleta é uma das apoiadas pelo projeto Guarapuava Proesporte, que oferece suporte financeiro a associações e atletas individuais na cidade, por meio da Secretaria de Esporte e Recreação. “Ela representar Guarapuava e o Brasil em uma competição mundial, é um orgulho para a nossa cidade. É relevante também agradecer o prefeito Celso Góes, que entendeu a importância desse apoio para os atletas”, ressaltou o Secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira.