
Atendendo à demanda da população, prefeito Celso Góes entrega nova unidade do CMEI
29/06/2023
O espaço atenderá crianças de seis meses de idade, até aquelas que completam cinco anos e onze meses durante o ano, oferecendo vagas desde o berçário até o infantil V.
“Para nós, é uma grande oportunidade ter esse CMEI no centro agora, porque minha filha estava de manhã, em outro CMEI que era mais longe e ela tem problema respiratório, era bem complicado. Quando surgiu a vaga aqui, foi inédito. A gente estava em uma fila enorme para trocar e conseguimos (esta vaga) aqui, perto de casa. Então, foi muito bom”.
Expressou Bárbara Krauser, mãe de Cecília, de cinco anos, durante a inauguração do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Guarapuava, na noite desta quarta-feira (28).
O CMEI Guarapuava, que fica na rua Doutor Laranjeiras, cumprirá a demanda da região central do município, atendendo crianças de seis meses completos até aquelas que completam cinco anos e onze meses durante o ano, oferecendo vagas para o berçário e infantil I, II, III, IV e V. O novo local contará com seis salas de aula, uma sala de informática, refeitório, cozinha, banheiros e um espaço completo com brinquedos. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30 e espera-se receber um total de 230 matrículas.
“Guarapuava não é mais a mesma que o ano passado. É só vocês saírem nas ruas e verem. Guarapuava mudou e mudou para melhor. E nós precisamos preparar as nossas crianças para poder ter um futuro melhor e dar segurança para as mães dessas crianças, para que elas tenham tranquilidade em trabalhar, sabendo que o seu filho terá a melhor educação desde nenenzinho. Eu estou feliz porque nós estamos atendendo, principalmente, às pessoas que mais precisam. E nós vamos continuar caminhando dessa maneira”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Em tom de comemoração, o secretário de Educação, Pablo Almeida, falou sobre o orgulho em ver Guarapuava ser escolhida, dentre outras cidades do Paraná, como a cidade com o case mais inovador e tecnológico do Estado, pelas ações na Educação e em outras áreas no município. Ainda segundo Pablo, a entrega do novo CMEI marca uma trajetória de trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Educação.
“Na semana passada, eu estive em Goiânia, a convite da Associação Nacional de Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras. Porque Guarapuava foi escolhida a cidade do Paraná com o case mais inovador e tecnológico do Estado. Eu tive a oportunidade de apresentar isso em Goiânia e dividir o palco com cidades como Recife, Niterói, Uberlândia, Jundiaí e a própria capital de São Paulo. Cidades que têm milhões de habitantes e contam com orçamentos robustos, mas que não tem os projetos que nós temos aqui na área de inovação e tecnologia. Este é um momento muito feliz, porque são inúmeros trabalhos e projetos que entregamos à população e esse CMEI é mais um deles. Foi feito com muito carinho e com o esmero de cada um dos nossos servidores”, grifou o secretário.
Para a diretora do novo Centro Municipal de Educação Infantil, Bruna Argenta, o momento é muito especial, pois marca uma vitória para as mães e pais que necessitam do CMEI na região.
“É com grande alegria que recebemos este novo Centro Municipal de Educação Infantil que é tão especial. Foram inúmeros dias planejando e preparando esse CMEI. O CMEI Guarapuava foi pensado para receber com muito carinho todas as crianças e as famílias. É um ambiente muito acolhedor. Quero agradecer a oportunidade de estar à frente desta unidade. É uma grande honra e uma grande responsabilidade. Foram muitas pessoas envolvidas e, principalmente, a minha equipe que eu agradeço por tanta dedicação por todos esses dias”, ressaltou a diretora.
A deputada estadual, Cristina Silvestri, realçou a importância do CMEI para as mães que precisavam trabalhar e não tinham com quem deixar seus filhos. Conforme acentuou a deputada, a inauguração colabora para o desenvolvimento de uma sociedade com mais equidade de gênero.
“O CMEI dá oportunidade para as mulheres conseguirem a sua independência financeira e econômica. Nenhuma mãe pode sair de casa para trabalhar sossegada se não tiver um lugar que sinta que seus filhos estão seguros. Que seus filhos estejam bem-cuidados. Isso afeta profundamente o rendimento desta mãe, no seu trabalho. Por isso, este novo Centro de Educação Infantil é de maior importância para o desenvolvimento da nossa sociedade”, disse a deputada.
Para as mães e pais das crianças que irão estudar no novo Centro Municipal de Educação Infantil, a inauguração do espaço é a realização de uma longa espera.
“É uma maravilha, uma bênção de Deus. Desde fevereiro eu estava esperando a vaga. Foi maravilhoso para mim, ter esse espaço”, comentou Letícia Lima da Silva, mãe do Benjamin de três anos de idade.
“Fizemos a inscrição há quatro meses. Então, para nós, foi muito bom. Estávamos precisando muito, porque eu e minha esposa trabalhamos. Quando recebemos a ligação na semana passada, dizendo que podíamos fazer a matrícula, foi uma alegria. Ficamos contentes com essa nova conquista para Guarapuava”, disse João Paulo Senger, pai da pequena Maria Eduarda Senger, de apenas um ano e cinco meses.
No fim da cerimônia, a equipe que atuará no CMEI Guarapuava recebeu uma bênção conduzida pelo padre Jean Patrik Soares e pelo presidente do Conselho de Pastores, pastor Vanderlei Mello, com a intenção de que todos desempenhem um bom trabalho durante os anos.
Estiveram presentes no evento, vereadores, secretários e secretárias municipais, servidores da educação, além de mães e pais dos novos alunos do CMEI.
Clique AQUI para ver mais fotos to evento: