Notícias

As baixas temperaturas pedem atenção redobrada com a saúde

03/05/2021

As doenças respiratórias que tem maior incidência nesta época do ano, precisam de cuidados especiais  até o final do inverno. As pessoas com histórico de doenças cardiovasculares, principalmente a hipertensão arterial, infarto e acidentes vasculares cerebrais, precisam ficar atentas -principalmente os idosos – que têm predisposição a problemas cardíacos e hipertensos.

 

Os riscos aumentam para as pessoas que já apresentam alguma predisposição aos distúrbios cardíacos ou que já apresentaram no seu histórico clínico, problemas de coração.

O frio agrava os sintomas da angina de peito, aumentando a pressão arterial e o risco de um acidente vascular e infarto do miocárdio é maior.

 

Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, estudos realizados em diferentes países, mostram que, em comparação com as outras estações do ano, durante o inverno, o número de infartos cresce, em média, 30% e os de AVCs, 20%. As temperaturas baixas mostram aumento em 7% no índice de infartos, especialmente quando os termômetros atingem marcas inferiores a 14°C.

 

A hipertensão arterial (pressão alta) é outro vilão que merece atenção. No inverno, as pessoas acabam se alimentando mais. A ingestão de alimentos mais calóricos e ricos em gordura, são uma das causas dos problemas à saúde de quem já tem doenças vasculares.

 

Por isso, é importante que a população portadora de hipertensão arterial e outros problemas  cardiológicos, mantenham o tratamento com medicamentos em dia e procure assistência médica em situações de piora do quadro.