Árvore digital solar disponibiliza sinal wi-fi gratuito na Praça da Ucrânia

18/12/2017

s guarapuavanos adoram curtir as praças e parques da cidade. Os finais de semana e feriados são oportunidades de reunir a família e amigos para curtir uma tarde ao ar livre. Um dos locais escolhidos por moradores e visitantes é a Praça da Ucrânia, que recebeu a árvore digital solar, equipamento para recarga de celulares, aparelhos portáteis e móveis, além de oferecer acesso à rede wi-fi gratuita, neste domingo (17).  “A árvore digital é um símbolo de integração. Essa ferramenta possibilita o acesso à internet diretamente dos espaços públicos, permitindo aos usuários uma conexão rápida e gratuita às redes sociais. Guarapuava é uma cidade inteligente, com políticas públicas de inclusão digital, que busca incentivar comportamentos ambientalmente corretos, proporcionando novidades a todos”, afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho, adiantando que o objetivo é instalar a árvore digital em outros locais públicos.

A árvore digital é capaz de suportar mais de 100 conexões simultâneas na rede wi-fi banda larga, a partir de energia renovável captada do sol, sem ônus para os cofres públicos, pois é viabilizada financeiramente por veiculação de anúncios de empresas que desejam divulgar seus produtos e serviços. Cada usuário dessa tecnologia poderá usá-la até 90 minutos por dia. “Eu achei ótimo. Ficou ainda mais interessante vir até a praça com os amigos, pois além de poder curtir o domingo, posso ficar conectado à internet ou até mesmo carregar a bateria do celular, que é essencial para meu trabalho. Gostei muito da iniciativa, pois, assim como eu, muitas pessoas não têm internet móvel no celular e essa rede wi-fi ajuda muito”, opinou o autônomo Marcos.

Também participaram na inauguração da árvore digital solar a deputada estadual Cristina Silvestri, o diretor presidente da Agepar, Cezar Silvestri, o vereador Danilo Dominico e secretários municipais.