Notícias

Apresentações culturais encerram as comemorações do Dia do Gaúcho em Guarapuava

21/09/2022

Em Guarapuava, as comemorações em alusão à Revolução Farroupilha, também conhecida como “Dia do Gaúcho”, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura 

(SECULT), tiveram início no último domingo (18) e seguiram até a terça-feira (20), data que celebra a tradição gaúcha no Brasil. 

 

Já no dia de abertura houve muitas homenagens à comunidade com uma programação variada. No início, foi realizada a famosa cavalgada pelas ruas da cidade, em seguida a costelada no almoço da amizade com membros dos CTG’s Chaleira Preta e Fogo de Chão, e ainda, um encontro cultural com diversas apresentações, como declamações de poesias; músicas nativistas; demonstrações esportivas; roda de chimarrão; contação de causos e danças.

 

“Nós, como artistas, precisamos estar sempre nos palcos, e é muito especial estar hoje no Teatro Municipal que é um espaço de todos, reservado para a arte e cultura guarapuavana. E é importante destacar que para isso, toda a equipe da Secretaria de Cultura está sempre disposta a receber todos os artistas para conversarmos e entendermos as dificuldades e poder atendê-los da melhor forma. Assim como, divulgar os trabalhos, como o evento que acontece nesta noite, divulgando toda essa cultura”, enfatiza a secretária da Cultura, Rita Felchak.

 

Já no cronograma do dia 20, a programação ficou por conta das apresentações artísticas. Diversos grupos de danças independentes se reuniram no Teatro Municipal Marina Karam Primak para mostrar sua arte. 

 

“Esse evento é extremamente importante para a cultura gaúcha em Guarapuava, sendo um dos maiores eventos já realizados na semana Farroupilha. Esse momento valoriza os grupos de danças, além de divulgar seus trabalhos que são gratuitos. Para nós, é muito satisfatório, sobretudo, por poder representar as danças gaúchas no município”, destaca o assessor da SECULT, Cleiton Marques.

 

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil, que durou aproximadamente 10 anos e terminou após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas. Em Guarapuava, o evento de fomento cultural a este dia, é realizado desde o ano de 2008, no entanto, é a primeira vez que a Secretaria de Cultura, criada há pouco tempo, promove a programação em conjunto com os CTG’s da região.