Notícias

Após castração, 150 fêmeas do Canil Municipal estão aptas para adoção

16/06/2020

Uma recepção calorosa quando se chega em casa, uma companhia para os passeios na praça ou, simplesmente, uma parceria que alegra os dias monótonos. Quem tem um cachorro sabe o valor dessa amizade que agora, poderá ser vivida por dezenas de famílias guarapuavanas. Isso porque, através de uma ação de castração feita nesta terça-feira (16), todas as fêmeas do Canil Municipal se tornaram aptas à adoção.

 

Em Guarapuava, a castração em massa no Canil é uma iniciativa inédita já que anteriormente, segundo a assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Ivana Martins, as castrações eram feitas em grupos menores de animais. A ação ampliada desta terça foi possibilitada a partir de uma empresa terceirizada, contratada via licitação para esse serviço.

 

“Nunca tivemos um trabalho tão volumoso de castração. Essa é uma novidade muito positiva para Guarapuava porque após a retirada dos pontos e recuperação das fêmeas, todas estarão prontas para ganhar um lar e uma família”, afirmou Ivana.

 

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

A castração dos animais é um dos requisitos fundamentais que compõem o processo de adoção responsável e foi justamente pela importância desse procedimento que a ação resultou em uma força tarefa com mais de 20 profissionais da Unidade de Castração Móvel, do Canil Municipal e da Divisão de Proteção Animal. Cinco cirurgiões trabalham desde o início do dia para cumprir a meta de castração.

 

“Iniciamos com a pesagem e identificação dos animais, seguido dos procedimentos operatórios. Todo o processo leva cerca de 40 minutos”, explicou um dos responsáveis pela Unidade Móvel, Leandro Bueno. “Esse é um trabalho fundamental que todos os municípios deveriam fazer para garantir o controle de natalidade e evitar o abandono”, acrescentou Leandro. No mesmo procedimento, Guarapuava está fazendo a microchipagem dos animais, método importantíssimo para o controle animal e garantia da adoção responsável.

 

São pré-requisitos para a adoção responsável:

 

– Dono ter mais de 18 anos

– Se responsabilizar pela vida inteira do animal através de um termo de compromisso que garante o cuidado e bom tratamento

 

Para conhecer os cães do Canil Municipal que aguardam por uma família, basta entrar em contato pelos telefones (42) 3624-6246 ou (42) 3624-2214. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

 

RESPONSABILIDADE

 

Vale ressaltar que o abandono e maus tratos de animais é crime. A denúncia é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Art. 164 do Código Penal. A pena prevista pelo Art. 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Já a pena prevista pelo Art. 164 do Código Penal é de detenção, de 15 dias a 6 meses, ou multa. Em ambas, ocorre a perda da guarda do animal. Maus tratos e abandono devem ser denunciados discando 156.