Notícias

Aniversário de oito anos da Agência do Empreendedor de Guarapuava é comemorado neste dia 22 de agosto

22/08/2022

Com destaque para números expressivos e relevantes no que diz respeito ao empreendedorismo e ao desenvolvimento do município, na manhã desta segunda-feira (22), foi realizada uma reunião do Comitê Gestor do Programa Emprime/Conselho Emprime, em comemoração ao aniversário de oito anos da Agência do Empreendedor de Guarapuava. A Agência é uma política pública da prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município e tem como objetivo primordial, atender os microempreendedores individuais (MEI’s), além de pequenos e médios empresários, a fim de melhorar a gestão dos negócios, favorecendo o desenvolvimento econômico e social.

 

“A Agência do Empreendedor de Guarapuava é modelo e serve de exemplo para outras cidades do Brasil. E ela só é sucesso, graças a essa união entre a nossa equipe, os empresários e a nossa sociedade como um todo, que se aliam a este grande projeto”, salientou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sávio Denardi.

 

A reunião teve como objetivo, além da comemoração do aniversário de oito anos da Agência, também apresentar um balanço das atividades do Programa Emprime.

Somente na atual gestão, a Agência já conta com mais de 44 mil atendimentos com a abertura de 2.600 MEI’s, além disso, 1.554 empresas foram atingidas pelas ações do EMPRIME, entre elas, a concessão de crédito que ultrapassou os R$ 9 milhões.

 

“Hoje é um dia de comemoração, um dia de alegria. Como comitê gestor, estarmos com a Agência do Empreendedor como uma política pública consolidada, é uma grande vitória. Contamos, atualmente, com mais de 40 mil atendimentos já realizados, sempre com o intuito de auxiliar os empreendedores do município com várias ações, por meio do programa EMPRIME, por exemplo. Buscamos fomentar a economia pelo do empreendedorismo”, destacou a coordenadora do programa EMPRIME, Ana Cláudia Klosouski de Andrade.

 

Entre as atividades que ainda vão ser executadas no segundo semestre de 2022 está o melhor curso de formação para gestores voltado ao desenvolvimento das qualidades do empreendedor, o Curso de Boas Práticas na Fabricação de Alimentos para o público em geral e para as Ucranianas refugiadas, o Selo de Qualidade de Atendimento do Comércio, o Workshop Turismo Sensorial e o encerramento da Conferência Guarapuava 2035, entre outras.

 

“Para nós do SEBRAE, é motivo de muito orgulho fazer parte dessa parceria e poder contribuir com o desenvolvimento da Agência ao longo desse período. Contamos sempre com ações e programas estruturados com muitas entregas focadas no empreendedor local. É dessa forma que nós acreditamos que vai ocorrer o desenvolvimento e que assim, nós vamos integrar cada vez mais as ações de atendimento aos empresários”, ressaltou o gestor do SEBRAE, Agenor Felipe Krysa.

 

 

Entre os anúncios realizados durante o evento, está a reforma da Agência do Empreendedor que deve iniciar ainda neste ano, com objetivo de ampliar e potencializar os serviços. O projeto prevê uma área maior e mais confortável para os empreendedores, salas para consultorias, além de um escritório de compras que irá estimular a participação dos empresários locais nas compras públicas implementadas pelo município.

 

De acordo com a contabilista, Eva Scharan, a Agência do Empreendedor de Guarapuava é um símbolo para a cidade no que diz respeito a empreendedorismo e desenvolvimento. “É muito expressivo quando se pensa em quantas empresas e empreendedores ela já auxiliou ao longo destes oito anos”, sublinhou a profissional.

 

Durante a tarde foi realizado um café comemorativo que contou com a presença do prefeito Celso Góes. O gestor municipal enfatizou a importância dos investimentos do município para impulsionar os negócios. “Nosso compromisso é investir para que os pequenos empreendedores cresçam com consistência, que mais empresas venham para nossa cidade, aliando tudo isso a uma visão de tecnologia e desenvolvimento sustentável, fortalecendo nossa economia”, declarou Celso.

Já para o vereador Silvionei de Quadros, também integrante do Conselho EMPRIME, a Agência é uma referência em qualidade de atendimento. “O tratamento para todos que precisam dos serviços da Agência é igual, independentemente de ser MEI, pequeno ou grande empresário. Todos são recebidos com alegria e entusiasmo, além de terem as necessidades atendidas”, destacou.

 

Estiveram presentes na reunião, membros do Conselho que é composto pelas seguintes entidades: ACIG, UNICENTRO/Integ, Secretaria de Meio Ambiente, Procuradoria, Bombeiros, SESI | SENAI | IEL, UTFPR, Sescap, Casa da Indústrias – FIEP, CDL, Sincopuava, SEBRAE, Departamento de Licitação, Secretaria da Mulher, Secretaria de Finanças, Sicredi, Secretaria de Turismo, SGC, Conselho do Trabalho, UniGuairacá e vereadores do município.