
Aniversário de 169 anos da Polícia Militar do Paraná é comemorado com evento em Guarapuava
10/08/2023
Para o prefeito Celso Góes, a presença da corporação é fundamental para todas as pessoas da comunidade.
A Polícia Militar do Paraná celebra, neste dia 10 de agosto, o aniversário de 169 anos. Em alusão à data, a corporação realizou uma cerimônia na manhã desta sexta-feira. O evento foi no salão nobre do Centro Universitário Campo Real e reuniu dezenas de pessoas entre policiais militares, autoridades e sociedade civil.
De acordo com o comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar (16º BPM) em Guarapuava, major Flavio Vicente Ferraz, o momento é de celebração e de agradecimento à sociedade paranaense que, todos os dias, acolhe a Polícia Militar como membro da família e deposita na corporação toda sua confiança. “Este é um momento de celebrar e de agradecer à população pela confiança. Esses 169 anos de Polícia Militar no Paraná reflete nosso compromisso para com a segurança das pessoas. Ao longo desses anos, levamos à nossa sociedade o amparo, principalmente nos momentos mais difíceis e desafiadores”, disse o major.
O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, não pôde comparecer à cerimônia, mas designou a secretária de Administração, Doraci Senger Luy para representá-lo. Celso, no entanto, destacou a importância da presença da Polícia Militar em todo o Estado. “Desejo felicidades e sucesso à Polícia Militar, pelo brilhante trabalho prestado à nossa sociedade. Somos sempre gratos pela dedicação e cuidado para com a população”, discorreu o prefeito, por meio de uma nota.
Durante o evento, houve entrega de medalhas de reconhecimento a pessoas da sociedade que ajudaram a corporação no último ano.
HISTÓRIA
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) integra o sistema de segurança pública e defesa social do Brasil, e tem por missão a preservação da ordem pública, o policiamento ostensivo e a execução de atividades de defesa civil no Estado do Paraná, além de outras atribuições previstas na legislação federal e estadual. Seus integrantes, incluindo-se os membros do Corpo de Bombeiros do Paraná, são denominados militares dos Estados, e a corporação é a força auxiliar e reserva militar do Exército Brasileiro.
A Polícia Militar do Paraná foi criada como uma unidade de caçadores (um tipo de infantaria leve), pela Lei nº 7, de 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial.
GUERRA DO PARAGUAI
A Companhia de Força Policial ainda não se encontrava completamente organizada, quando teve de ceder parte do efetivo para a composição dos Corpos de Voluntários da Pátria. De imediato, foi formado um grupo onde incluíram os primeiros policiais. Essa unidade seguiu para o Rio de Janeiro e foi incorporada ao 4º Corpo de Voluntários. A seguir, os oficiais saíram em diligência para o interior do Estado, para recrutar e formar um novo corpo militar; sendo reunido um efetivo apenas suficiente para completar três companhias que foram enviadas à cidade de Desterro (atual Florianópolis, SC). Lá, as companhias foram reunidas a outras, organizadas em Santa Catarina, compondo o 25º Corpo de Voluntários. Em Uruguaiana, RS, as tropas brasileiras foram reorganizadas, sendo o 25º CVP incorporado ao 31º CVP (organizado com o Corpo Policial da Capital Federal). Esse Corpo destacou-se como uma das melhores unidades na Guerra do Paraguai, sendo uma das últimas a ser desmobilizada.