Notícias

AMPDS realiza orientação contra a tuberculose

25/03/2017

Nesta sexta-feira (24/03), Dia Mundial da luta contra a Tuberculose, o Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária (AMPDS) da Secretaria de Saúde de Guarapuava, esteve na Rua XV de Novembro das 9 às 15h, distribuindo panfletos e informando a população para os perigos da doença. Também participaram da ação os alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Ana Vanda Bassara. Além da orientação, a equipe de enfermeiros realizou testes gratuitos de glicemia e aferição da pressão arterial. Na semana que vem, a AMPDS continuará visitando escolas e realizando atividades educativas com os alunos a fim de baixar o número de casos de tuberculose.

Tuberculose é uma doença que atinge os pulmões, mas pode se espalhar pelo corpo e atingir rins e meninges. “A bactéria entra pelas vias respiratórias e começa a afetar o organismo provocando lesões pulmonares. Em alguns casos o organismo consegue barrar a ação da bactéria no pulmão e ela se aloja em outra parte do corpo, ocorrendo a tuberculose extrapulmonar”, explica a enfermeira Marlene Borecki.

 Os sintomas são tosse por mais de três semanas, febre no final do dia, suor noturno, apetite reduzido e perda de peso. O contágio é pelo ar, de pessoa para pessoa. Em ambientes fechados como ônibus, quando alguém com a doença fala, espirra ou tosse acaba expelindo gotículas de saliva com a bactéria. A prevenção é feita pela vacina BGC, aplicada em recém-nascidos. Outra forma de evitar a doença é manter os ambientes sempre bem arejados.

Depois do diagnóstico, o acompanhamento dura em média 6 meses, dependendo do caso, e é gratuito, “O tratamento dura de 6 a 9 meses e é todo feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), se  feito corretamente a tuberculose tem cura”, lembra Marlene.