Ambulatório Médico de Especialidades (AME) começa a funcionar a partir do dia 11 de janeiro, em Guarapuava

03/01/2023

O AME fará a substituição do CIS-Centro-Oeste e do Cisgap, que encerraram as atividades em dezembro do ano passado.

O Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região de Saúde do Paraná (CIS5), informa que o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), com sede em Guarapuava, começará a funcionar para atendimento da população dos 20 municípios consorciados a partir do dia 11 de janeiro, uma quarta-feira.

Conforme comunicado do órgão, o novo ambulatório fará a substituição do CIS-Centro-Oeste e do Cisgap, que encerraram as atividades no fim do mês de dezembro do ano passado. Contudo, a sala de vacinas que, atualmente está sediada no prédio do agora antigo Cisgap, continuará em funcionamento, pelo menos, pelos próximos dias.

SOBRE O CIS5

Os profissionais que atuam no CIS5, foram contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) realizado em 2022 e atuarão no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), bem como, no SAMU-Regional.

No total, serão atendidas cerca de 15 mil pessoas por mês na área de cobertura do AME. O objetivo é fazer com que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) recebam atenção especializada em diversas áreas, sem se deslocar para lugares distantes. Segundo a diretora executiva do CIS5, Maria José Mandu Ribeiro Ribas, com a nova estrutura física, muito mais adequada, o atendimento poderá aumentar gradativamente, trazendo benefícios para a população, com atendimento eficaz, e de maior resolutividade. Com 140 salas, o local tem capacidade para acolher de 500 a 700 pessoas por dia.

Para o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, que também é o presidente do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região, o funcionamento do AME representa uma grande vitória não só para Guarapuava, mas para todos os municípios do entorno e que fazem parte do grupo de saúde. “Nossa região, pela grande extensão que tem, precisa destes serviços. Nossa população merece esses cuidados que vamos oferecer a partir do funcionamento do Ambulatório Médico de Especialidades. Eu me sinto feliz com essa conquista, mas isso também me motiva a trabalhar ainda mais para que as pessoas recebam um tratamento de saúde adequado”, pontua o prefeito.

ATENDIMENTOS

Vale ressaltar que para o atendimento, o paciente precisará ser encaminhado pelos Postos de Saúde, a partir de consulta médica nas unidades mais próximas de sua casa. Quem faz o encaminhamento, é a Secretaria de Saúde de seu município, por meio de agendamento, que identifica a característica da necessidade e, em seguida, direciona a pessoa para o AME.

ESPECIALIDADES

Oftalmologia, dermatologia, angiologia, cirurgia geral, neuropediatria, otorrinolaringologia, ortopedia, gastroenterologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ortopedia e traumatologia, ginecologia obstetrícia, urologia, anestesiologia e pediatria de alto risco, serão as especialidades oferecidas pelo AME.

Endereço: Rua Xavier da Silva, nº 200, Bairro Trianon.

Data: 11 de janeiro, quarta-feira