
Ambulatório da Clínica Escola da Saúde REALCLIN irá oferecer atendimento especializado aos pacientes encaminhados pelas UBS
09/11/2021
Resultado de uma parceria entre o Centro Universitário Campo Real e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Ambulatório da Clínica Escola da Saúde (RealClin) ofertará aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimentos médicos especializados. Durante o evento de lançamento realizado nesta segunda-feira (8), foi assinado o termo de cooperação pelo secretário de Saúde em Guarapuava, Jonilson Pires, e pelo reitor da Campo Real, professor Edson Aires da Silva. A iniciativa foi viabilizada pelo Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES).
O AMBULATÓRIO
A Clínica Escola da Saúde une a prática do ensino superior à assistência. Até então, eram oferecidos serviços multiprofissionais, como psicoterapia e acompanhamento nutricional. Com a implantação do ambulatório, estudantes dos últimos anos do Curso de Medicina poderão realizar atendimentos médicos no local. As práticas sempre são supervisionadas por um médico e professor, que comanda o atendimento enquanto instrui os acadêmicos.
Além disso, para receber a assistência na clínica, é necessário, primeiro, passar pelo atendimento primário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Após a identificação de necessidade de consulta com especialista, a SMS realiza a regulação e decide se o paciente será encaminhado para o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISGAP) ou para o Ambulatório da RealClin, conforme oferta de vagas e especialidades disponíveis.
O Doutor Anderson Fadel, Coordenador Adjunto do Curso de Medicina da Campo Real, destacou que inicialmente serão oferecidas as especialidades de Otorrinolaringologia, Pediatria e Neuropediatria e, futuramente, atendimento em outras áreas. “A ideia é que, à medida que o curso de medicina for progredindo, a gente aumente o número de especialidades e, consequentemente, o número de atendimentos”, comentou.
Segundo o secretário de Saúde, Jonilson Pires, os serviços do ambulatório ofertados à população são uma retribuição do Centro Universitário pela utilização das Unidades Básicas de Saúde para as atividades práticas do curso. “Para nós é interessante contribuir na formação desses profissionais, que futuramente poderão construir suas carreiras no município, auxiliando na saúde dos guarapuavanos, além de ampliar o atendimento especializado para os usuários do SUS, cuja demanda aumentou demasiadamente em função da pandemia”, salientou o secretário.