Notícias

Taxas de alvarás estão disponíveis no site da Prefeitura

10/02/2021

Os empresários guarapuavanos já podem efetuar o pagamento da taxa de licença para verificação e funcionamento regular, para o exercício de 2021. As guias estão disponíveis para impressão, podendo ser parcelado ou pagamento em cota única com desconto de 5% por meio da plataforma Guarapuava Digital. Para efetuar a emissão da guia pela internet, basta seguir os seguintes passos:

 

– Acesse o site da Prefeitura e role a página até a aba serviços

 

– Clique na opção “Serviço para empresas”, em seguida, clique no ícone de “alvarás/taxas”.

 

– Uma nova página será aberta, clique na opção “Guia para Recolhimento da Taxa de Alvará (TVFR) – Não vencidas”, para ser encaminhado para uma nova aba.

 

Na nova página, o contribuinte deve selecionar o tipo de cadastro, clicando em “econômico”. Em seguida será necessário preencher o número do cadastro e o tipo de carnê, podendo ser alvará-carnê e alvará parcelado. Finalize selecionando as opções de impressão e o boleto estará pronto para ser emitido.

Isenção

Neste ano, foram 11.940 lançamentos de alvarás, destes 37% foram declarados isentos, totalizando 4.479 empresas. A cobrança da taxa de alvará está prevista no decreto municipal 8386/2020, e o não pagamento da taxa pode resultar em multa ou até na suspensão do funcionamento do estabelecimento.