Notícias

Alunos do projeto Futuro Integral do SESC visitam o 16º Batalhão da Polícia Militar 

19/09/2023

Um grupo de 16 estudantes da Escola Municipal Hildegard Burjan puderam conhecer e acompanhar o trabalho da Polícia Militar. 

 

Na manhã desta terça-feira (19), os alunos da Escola Municipal Hildegard Burjan, que fazem parte do projeto Futuro Integral, visitaram o 16° Batalhão de Polícia Militar (BPM). A ação é realizada pelo Serviço Social do Comércio (SESC) Guarapuava, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Núcleo Regional de Educação do Estado do Paraná (NRE).

 

“A importância dessa iniciativa vai muito além de uma experiência educacional enriquecedora para os alunos, não apenas amplia o conhecimento, mas também promove o desenvolvimento de habilidades cívicas e sociais. A visita ao batalhão desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da consciência dos cidadãos e na promoção da compreensão sobre o funcionamento das forças policiais”, destacou a assessora pedagógica da SME, Vera Nilce Taques.

 

Há mais de dez anos, o projeto Futuro Integral auxilia estudantes no ensino aprendizagem, trabalhando de forma lúdica e significativa. Além disso, a ação promove aulas no contraturno para alunos de baixa renda, reforçando o que é aprendido em sala de aula. Todos os anos, o SESC Guarapuava realiza visitas técnicas em locais que possam abranger o conhecimento e aprendizado dos alunos. 

 

“O Futuro Integral é realizado duas vezes por semana na Escola Municipal Hildegard Burjan, no contraturno. Há Oficinas de Literatura e Raciocínio Lógico, melhorando significativamente a aprendizagem de nossos alunos. Além do auxílio pedagógico, os estudantes que frequentam o Projeto Futuro Integral fazem visitas, aula-passeio, como no Batalhão de Polícia. A partir desta dinâmica, eles ampliam o conhecimento, para além dos muros da escola, vivenciando outras realidades. Desta vez, eles conheceram por dentro o espaço do Batalhão, local que faz parte de sua comunidade e a importância desta instituição para a sociedade”, explicou a diretora da unidade, Janainna Brachak.

 

“O Futuro Integral atende crianças de baixa renda. Por isso, a ação agrega muito na vida de cada um, porque nós trabalhamos de forma lúdica além do conteúdo que é abordado em sala de aula. Então, foi por isso que levamos também os estudantes ao 16° BPM, para que percebessem como é a rotina de um policial, como funciona esse local, porque o objetivo do projeto é que os alunos tenham uma visão ampla de mundo”, ressaltou a técnica de atividades de educação do SESC de Guarapuava, Fernanda Guralecka.

 

Os alunos foram recepcionados pela equipe do 16º BPM, apresentados a toda unidade e conheceram a equipe da Operação com Cães e o Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE). Na ocasião, dois policiais da PRF (Polícia Rodoviária Federal) desenvolveram um trabalho com o emprego de cães.