Notícias

Alunos do projeto “Bem-Vindo Amiguinho” visitam pontos turísticos de Guarapuava

29/08/2023

Nas quatro paradas da excursão, os alunos tiveram contato com a história e representação guarapuavana. 

 

Na tarde ensolarada desta terça-feira (29), a aula do projeto “Bem-Vindo Amiguinho” foi um pouco diferente. Afim de proporcionar o conhecimento folclórico local e colocar metodologias dinâmicas em prática, a professora responsável, Eleni Alves da Costa, e seus alunos, visitaram e conheceram diversos pontos turísticos da cidade.

 

“No mês de agosto, eu trabalhei o folclore brasileiro e o folclore guarapuavano. Eu contei as lendas de Guarapuava, principalmente a da catedral e da da lagoa, porque eu senti que haveria necessidade até para o conhecimento deles. Conhecer outros pontos turísticos também como o Museu e o Centro de Artes. Agora o nosso passeio termina na lagoa, onde eu vou terminar de contar a lenda da da serpente e lá nós vamos fazer um lanche compartilhado”, destacou a professora.

 

O passeio iniciou no Museu Municipal Visconde de Guarapuava. A professora e coordenadora do espaço, Patricia Danguy, recebeu os visitantes e conduziu a excursão. Além de conhecerem a casa e seus objetos, os alunos ouviram histórias sobre Antônio de Sá Camargo, o Visconde, e Belmiro Sebastião de Miranda, um ex-escravo que construiu os casarões que abrigam o Museu e o Centro de Artes, e o primeiro hoteleiro da cidade. 

 

“É um conhecimento que eles vão levar para a vida essa memória afetiva que eles tiveram aqui. Mesmo que eles voltem para seus países de origem. Um dia nós estivemos lá e conhecemos um lugar tão importante. Aliás, o único patrimônio histórico tombado pelo patrimônio histórico do Paraná é o Museu Visconde de Guarapuava e isso é uma importância muito grande e muito relevante para nossa história”, ressaltou.

 

Para Patrícia, entender a história do local que reside, fortalece a compreensão do contexto cultural e tradições locais, proporciona oportunidades de explorar o ambiente que estão inseridos e oportuniza uma experiência histórica enriquecedora à adaptação em uma nova casa. 

 

“É muito importante conhecer a história da onde você vive, você compartilha e conhece, e a história de Guarapuava é muito bonita. Nós temos uma riqueza muito grande e foi um prazer recebê-los no nosso museu, poder contar um pouquinho quem foi o Visconde de Guarapuava importância dele para nossa região e afinal estamos dentro da casa onde viveu o Visconde de Guarapuava”, frisou a coordenadora. 

 

Após a visita no museu, as crianças seguiram em direção ao Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro e puderam acompanhar a montagem da próxima exposição do local. Logo após, os alunos conheceram o Santuário e Catedral Nossa Senhora de Belém, e por fim, seguiram até a Lagoa das Lágrimas, onde dividiram lanches e ouviram histórias sobre as lendas guarapuavanas.

 

O projeto “Bem-Vindo Amiguinho”

 

Desde 2021, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Centro de Atendimento Educacional Especializado Professora Albani Terezinha Alves (CAEE), promove aulas de língua portuguesa para alunos estrangeiros.

 

Atualmente 21 estudantes são beneficiados com a iniciativa, sendo o único projeto de adaptação de imigrantes em escolas no Paraná. São crianças de Cuba, Venezuela, Lêmen, Colômbia e Argentina, que estudam na rede municipal e participam das aulas de português nas terças ou quartas-feiras durante o contraturno escolar.