
Alunos do Colégio Ana Vanda Bassara e equipe da Secretaria Municipal da Saúde conscientizam população sobre a Síndrome de Down
26/04/2017
As ações da Semana de Conscientização da Síndrome de Down tiveram continuidade nesta quarta-feira (26), em Guarapuava. Dessa vez, os alunos do 2º ano do curso Técnico em Enfermagem do Colégio Ana Vanda Bassara foram para o calçadão da XV de Novembro distribuir panfletos e orientar a população sobre o tema.
Segundo a enfermeira e professora de Saúde Mental, Telma Rossler, é necessário informar as pessoas sobre o assunto para acabar de vez com a discriminação. “Pessoas com Síndrome do Down ainda são discriminadas, às vezes até no próprio ambiente familiar não há estímulo para que eles se desenvolvam e se tornem independentes. É preciso que a sociedade acabe com esse preconceito”, explica.
As ações no Colégio Ana Vanda Bassara vão até sexta-feira (28). Na quinta, haverá mesa redonda, onde assistentes sociais, psicólogos, professores e enfermeiros vão compartilhar formas de abordar o assunto. Já na sexta, pessoas que têm casos de Síndrome de Down na família, vão falar das dificuldades e da aceitação pela sociedade.
“Embora o Dia Internacional da Síndrome de Down seja em março, a conscientização faz parte de um planejamento da Secretaria de Saúde. Esse projeto veio para Guarapuava e não queríamos esperar mais um ano para realizá-lo. Decidimos fazer o quanto antes”, finaliza Telma Rossler.
Publicado em 26/04/2017