
Alunos do 5º ano da rede municipal de ensino de Guarapuava, participam de simulado
23/06/2023
O simulado visa preparar as crianças para os testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
Desde o começo de 2023, as crianças da rede municipal de ensino de Guarapuava realizam a Avaliação Diagnóstica, por meio da plataforma EducaMais. Os alunos do 1º ao 4º ano passaram por testes realizados pelo Departamento Pedagógico, em parceria com o Departamento Tecnológico.
Com os resultados das avaliações que ocorrem a cada trimestre, é possível comparar o desempenho de cada aluno no decorrer do ano, aprimorando a aprendizagem em sala de aula.
Porém, para os alunos que cursam o 5º ano da rede de ensino de 2023, as avaliações serão realizadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Entre o fim do mês de outubro e o início de novembro, em data definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), é realizada uma prova com 40 questões.
“A preparação para provas extensas e o auxílio durante as estimativas tem um impacto significativo no desempenho acadêmico das crianças. Quando uma criança se sente apoiada e segura, ela se torna mais motivada e comprometida com seu próprio aprendizado, buscando superar desafios e alcançar melhores resultados”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Para o secretário de Educação, Pablo Almeida, investir na preparação e no auxílio das crianças é uma estratégia valiosa que promove o sucesso acadêmico e o bem-estar emocional dos estudantes.
“Preparar uma criança para provas extensas e oferecer auxílio durante a realização, são ações de extrema importância para o desenvolvimento educacional e emocional do aluno. Ao proporcionar um ambiente incentivado para o estudo, com técnicas de revisão e organização do conteúdo, a criança se sente mais confiante e preparada para enfrentar esses desafios. Além disso, o apoio durante a realização da prova é fundamental para evitar o desespero e a ansiedade excessiva, permitindo que a criança se concentre e utilize todo o seu potencial cognitivo”, ressaltou o secretário.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. As médias de desempenho dos alunos, apuradas no SEAB, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o SAEB reflete os níveis de desempenho do conjunto de estudantes avaliados e contextualiza esses resultados a partir de uma série de informações. Os resultados estão descritos e organizados, de modo crescente, em escalas de proficiência de língua portuguesa e matemática para cada uma das etapas avaliadas.
Neste ano de avaliação, cerca de 1100 alunos da rede municipal de ensino de Guarapuava realizarão a prova. Para preparar as crianças, a Secretaria de Educação, por meio do Departamento Pedagógico, fará um simulado no dia 3 de julho, a partir das 8h nas escolas.
As questões do simulado foram elaboradas por professores do 5º ano, nas oficinas pedagógicas. Para tanto, os profissionais receberam formação de como elaborar as questões com a metodologia aplicada e utilizando a matriz de referência do INEP.
Apesar da prova não ser executada pela plataforma EducaMais em meios digitais, após os alunos preencherem um gabarito o Departamento Pedagógico fará a transferência dos resultados para a plataforma, para que depois, os professores tenham acesso ao desempenho das crianças e possam trabalhar conforme as dificuldades apresentadas.
Segundo a diretora do Departamento Pedagógico do município, Ana Paula Werzel da Rocha, a ideia é realizar ainda mais um simulado antes da prova. Ela destaca ainda, a importância de auxiliar os alunos neste momento.
“Esse simulado tem por objetivo preparar o aluno para que ele se familiarize com um tipo de prova, uma avaliação com a qual ele ainda não está acostumado. É uma prova mais longa, com gabarito e com muitas questões que exigem leituras. Para que ele não seja pego de surpresa no dia da prova oficial, nós promovemos esses simulado. Este é o primeiro contato e, a partir de então, o aluno começa a se acostumar com a dinâmica dos testes. Além disso, é importante também para nós, verificarmos os resultados e assim, traçarmos estratégias de melhorias nas dificuldades identificadas”, destacou a diretora.