Alunos de escola da área rural fazem passeio para conhecer mais sobre a história e a cultura de Guarapuava

12/11/2021

Nesta sexta-feira (12), os alunos da Escola Rural Municipal Domingos de Moraes, do Distrito de Entre Rios, deixaram a sala de aula para aprender mais sobre a história e a cultura de Guarapuava. As crianças saíram de casa assim que o dia amanheceu para ter uma agenda cheia de conhecimento e diversão, incluindo uma visita a Prefeitura Municipal para conhecerem o gabinete do prefeito Celso Góes.

“É muita responsabilidade. De se ter a missão de decidir o que vai acontecer na vida dessas crianças, que são de muito longe, do interior, da divisa com Inácio Martins. Então eu agradeço pela visita, porque isso traz mais disposição para trabalhar por Guarapuava”, disse o prefeito Celso Góes.

A escola rural é a única do Município com sala multisseriada, ou seja, com alunos de diferentes anos e que recebe crianças das áreas mais remotas próximas aos limites com os municípios de Pinhão e Inácio Martins. A gestão é feita diretamente pela Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC).

“Essa vinda deles é muito importante, particularmente para mim. E olhando nos olhos deles, no jeito deles, nessa vontade deles de nos conhecer e conhecer o espaço, nos fortalece muito mais na nossa missão”, comentou o secretário Pablo de Almeida.

O passeio incluiu conhecer o shopping, a Casa da Cultura, o Museu Visconde de Guarapuava, o santuário (antiga Catedral) e a Lagoa das Lágrimas. “Algumas não dormiram direito por causa desse passeio. Tem muitas crianças que não conhecem o centro de Guarapuava, os pontos turísticos e a nossa história. Isso vai ficar marcado, com certeza, vão crescer e vão sempre lembrar desse dia”, declarou a professora Gercinda Primak Kaminski.

Em uma rápida parada no Museu, a turma mergulhou na história do antepassados e imaginou como era o estilo de vida dos pioneiros. Já na Casa da Cultura, os estudantes foram recebidos por um mestre em desenhar e prender a atenção dos pequenos. A tarde ficou repleta de cor e música. Jenifer Nunes Melo, de 8 anos, moradora da comunidade de Sundária, aproveitou para interagir durante as atividades. “Onde eu moro tem apenas casas e mata. O que eu mais gostei foi poder visitar a Casa da Cultura e o museu. É muito bom sair com os amigos e conhecer novos lugares”, afirmou feliz.

A equipe da SEMEC acompanhou os alunos durante todo o dia. “É importante que cada um possa conhecer novas perspectivas, estimular a curiosidade e sonhar. Todos os dias, eles se deslocam por cerca de uma hora até chegar a escola e todo esse esforço vale a pena. Por isso esse momento é muito celebrado por todos”, declarou a pedagoga Adenice Machado.