Notícias

Alunos da rede municipal recebem bolsa de estudos em escola de inglês 

07/08/2023

Doze estudantes do projeto Guará Kids vão iniciar as aulas no CCBEU nesta sexta-feira (11).

 

A fim de promover oportunidades essenciais para o futuro dos estudantes, a Secretaria Municipal de Guarapuava (SME), por meio do projeto Guará Kids, integrado ao programa Crer&Ser, o centro de língua inglesa CCBEU (Centro Cultural Brasil – Estados Unidos) e a embaixada americana firmaram uma parceria para promover aulas de inglês para doze alunos da rede educacional guarapuavana com bolsas integrais. 

 

A seleção dos alunos bolsistas foi feita pela participação nas aulas via chat e no quizizz, que é um jogo interativo em que os conteúdos de cada aula são retomados.

 

“Novas oportunidades estão se abrindo para o mundo, não apenas para Guarapuava. Aprender uma língua estrangeira é algo extraordinário e essa oportunidade que o CCBEU está nos dando, sem dúvida alguma, é algo extraordinário. Foram doze crianças que se esforçaram muito em mais um projeto inovador da Secretaria de Educação. Agora, nós disponibilizamos inglês para todas as quintas séries da nossa rede e podemos mapear entre todas essas crianças que estão aprendendo e aperfeiçoando ainda mais a língua inglesa”, sublinhou o secretário de Educação, Pablo de Almeida. 

 

Desde 2022, a SME promove todas as terças-feiras, pelo canal da educação no Youtube, aulas on-line de inglês para estudantes dos quintos anos das escolas municipais, por meio do projeto Guará Kids, integrado ao programa Crer&Ser. São cerca de mil alunos beneficiados com a iniciativa. Segundo a coordenadora e professora do projeto, Luciana Hey, desde quando a iniciativa foi apresentada à comunidade, sempre houve um grande apoio de alunos, professores e famílias.

 

“O Guará Kids nasceu da ideia de proporcionar aulas de inglês para os alunos do quinto ano, tendo em vista que no ano que vem, eles terão o inglês na na grade curricular. As crianças têm participado bastante e aderido ao projeto. As escolas foram parceiras na divulgação, assim como as famílias também”, afirmou.

 

A educadora contou ainda, que uma colaboração só é possível quando se pode sonhar.

 

“O CCBEU nos ofertou doze vagas. As crianças já foram selecionadas e os pais avisados sobre como vai funcionar. As crianças selecionadas vão ter um semestre de aula totalmente gratuito. Por isso, é extremamente importante ter parceiros que acreditam no nosso sonho, que acreditam no sonho das crianças. Este é o momento de oportunizar a eles este aprendizado. Acredito que foi uma uma grande parceria que o Guará Kids, pelo Crer&Ser teve com o CCBEU”, contou a professora.

 

Ana Cláudia Klosouski, coordenadora do programa municipal de educação empreendedora e inovadora, Crer&Ser, foi a responsável por estabelecer a parceria entre as entidades. Para ela, a iniciativa é apenas o início de uma colaboração de sucesso.

 

“A parceria surgiu da conexão entre vários indivíduos responsáveis pelo ecossistema de inovação na cidade. Então, o proprietário do CCBEU faz parte desse meio e eu o conheci. Quando apareceu essa demanda eu marquei uma reunião e surgiu esse relacionamento de agentes do ecossistema que potencializam ações do Crer&Ser, já que uma das principais características do programa é gerar essas conexões”, frisou a coordenadora.

 

As aulas fazem parte do programa Grow Global, uma iniciativa do CCBEU que busca preparar os alunos com uma metodologia de alta tecnologia totalmente bilíngue, integrando duas habilidades principais para a formação do aluno: o inglês de alta proficiência e o mindset. A partir disso, os alunos empregam a tecnologia e o empreendedorismo em busca da competência global para o futuro.

 

“Os voluntários aqui do CCBEU também adoram o Grow Global, eles se sentem muito bem fazendo o projeto, ajudando e ensinando as crianças. Então, a gente realmente tenta fazer a diferença na vida das crianças. Sabemos que agora o inglês não é mais um diferencial, já é uma necessidade. Por isso, nós resolvemos expandir, estasmos felizes que tenha dado certo”, ressaltou o professor de inglês e representante do CCBEU na ocasião, Guilherme Razera. 

 

As aulas terão início nesta sexta-feira (11), e a previsão para o fim das aulas é dia 24 de novembro.