
Alunos da rede municipal elaboram projetos para uma cidade mais sustentável
29/11/2019
Mais de 200 jovens guarapuavanos se mostraram engajados para contribuir com a cidadania no município. Nessa quinta-feira (28), o auditório do campus Cedeteg sediou a premiação do projeto Nos propomos! desenvolvido pela Unicentro. A iniciativa, que tem inspiração internacional, colocou os alunos como protagonistas na construção de territórios mais justos e sustentáveis. “Educação ambiental é o nosso carro chefe. Acompanhamos o processo desde o começo pois acreditamos que grande parte dos erros são cometidos por falta de informação, por isso a educação é nossa mola propulsora e a universidade é nossa grande parceira. Este projeto aponta possíveis soluções para transformarmos nossa realidade”, destacou secretário de Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo, que participou do evento nesta quinta.
Nós propomos! nasceu na Universidade de Lisboa e se espalhou por oito países. Em Guarapuava, a ação é trabalhada desde agosto.O projeto foi desenvolvido com as turmas do primeiro e segundo ano do ensino médio, nos seguintes colégios do município: Palmeirinha, Padre Chagas, Ana Vanda Bassara, Carneiro Martins, Leni Marlene e Dulce Maschio. “Os alunos se reuniram nas aulas de geografia, saíram com professores e acadêmicos para olhar o bairro e identificar o que seria importante transformar, sempre focando na cidadania. E assim, eles foram estimulados a elaborar uma pesquisa sobre a cidade, buscando apresentar uma solução para os problemas identificados”, declarou a professora e coordenadora do projeto na Unicentro, Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes.
Com base nisso, a exploração dos alunos rendeu diversas pesquisas em assuntos como vulnerabilidade social, poluição das vias e mobilidade urbana: trânsito e respeito. Ao todo, 11 alunos receberam destaque de certificação em pesquisas e cinco prêmios em produção em vídeo. “É importante enaltecer os jovens, principalmente os responsáveis pelo projeto, e também a universidade por estarem proporcionando aos estudantes do ensino médio a possiblidade de exercerem a verdadeira cidadania, educando e discutindo a cidade como um todo, para propor sugestões para as futuras gerações”, elogiou o secretário de Trânsito e Transportes, Airson Horst, que também prestigiou as apresentações dos projetos.
Também estiveram presentes na ocasião, os vereadores Guto Klosowski e Terezinha dos Santos Daiprai.