Alunos da Rede Municipal de ensino recebem kit de higiene bucal

07/03/2018

Na tarde desta quarta-feira (07), a Secretaria de Saúde realizou na Escola Municipal Iná Ribas Carli a entrega simbólica dos kits de higiene bucal para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, mais de 17 mil crianças das 44 escolas e dos 26 CMEIS receberão os kits que fazem parte do Programa Cárie Zero. “Ver na prática esse trabalho de união entre as secretarias de Educação e Saúde é gratificante. Todos esses projetos nas escolas só é possível graças a união pelo do bem estar e saúde das crianças. Cerca de R$150 mil foi investido para possibilitar a entrega desses kits de 6 em 6 meses, garantindo aos alunos, um cuidado com a saúde bucal desde pequenos, para que futuramente os resultados sejam satisfatórios, tanto estética quanto funcionalmente”, afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho na entrega dos kits.

A tarde também contou com uma palestra que orientou sobre escovação. “Guarapuava é a cidade pioneira no Paraná a implantar a Linha Guia da Saúde Bucal, que busca melhorar a qualidade do atendimento através da integração da saúde bucal com a atenção primária. Nossa intenção com esses kits é aprimorar a Linha Guia juntamente com o Programa Saúde na Escola, integrando eles ao Cárie Zero, fazendo com que a mesma obtenha grande sucesso”, ressaltou a secretária de Saúde, Renata Araújo.

Quem gostou muito de receber o kit foi a aluna Estefani Abreu Padilha, 11 anos. “Eu já costumo escovar meus dentes antes de vir pra escola, na hora do almoço e antes de dormir, mas agora, depois de ter ganhado o kit, vou me esforçar ainda mais para cuidar dos meus dentes”, disse a aluna. “Acreditamos que qualquer tipo de transformação social, tem seu primeiros passos na escola. Saber que os pequenos, tanto dos CMEIS, quanto das escolas, vão ter materiais que garantirão uma saúde dentária é gratificante. Ensiná-los desde cedo como  escovar os dentes e se comportar com a saúde bucal é de suma importância. Esse projeto é uma semente que será tratada e cuidada durante o tempo, para que sejam colhidos bons frutos futuramente”, finalizou a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

Também participaram da entrega dos kits a Diretora de Saúde, Kelly Tramontina; o coordenador de saúde bucal, Dr. Hugo Santana e o representante da Câmara de Vereadores, vereador Germano Alves.