Notícias

Alunos da rede municipal de ensino realizam avaliação diagnóstica por meio da plataforma EducaMais

20/06/2023

Com os resultados da avaliação, neste segundo trimestre, será possível comparar o desempenho de cada aluno no decorrer do ano, aprimorando a aprendizagem em sala de aula.

 

Nesta semana, a Secretaria de Educação de Guarapuava, por meio do Departamento Pedagógico, em parceria com o Departamento Tecnológico, viabilizou as avaliações diagnósticas na rede municipal de ensino. As provas foram aplicadas pelos professores de cada unidade. Desde 2022, a prova é realizada por meio da plataforma EducaMais e é organizada para ser feita a cada trimestre do ano. Esta é a segunda avaliação de 2023.

 

Os testes avaliam o desempenho dos estudantes, com foco na instituição e permite ainda, entender o potencial de cada um e trabalhar de forma localizada, possíveis fragilidades. Depois de cada avaliação trimestral, é possível comparar os resultados e o desempenho das crianças.

 

“A tecnologia na educação facilita a comunicação e a colaboração entre alunos, professores e até mesmo entre instituições de ensino. Plataformas de aprendizagem on-line permitem que os estudantes se conectem uns com os outros e com seus professores. Isso promove a troca de ideias, a cooperação e a construção do conhecimento de forma colaborativa. Fico feliz em ver que em nossa gestão estamos avançando em todas as áreas e podendo construir uma cidade melhor para as nossas crianças”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

 

O secretário de Educação do município, Pablo Almeida, relembrou que a plataforma EducaMais se tornou referência em tecnologia na educação para outras cidades do Estado.

 

“As cidades que vieram nos visitar e entender mais sobre a plataforma, ainda fazem as avaliações impressas. Todos os que conheceram nosso trabalho nos parabenizaram por esta solução pensada em Guarapuava. A tecnologia desempenha um papel fundamental na educação, a ponto de se tornar uma ferramenta indispensável para promover o aprendizado efetivo e engajador. Isso possibilita a pesquisa e exploração de diferentes tópicos, facilitando a compreensão e o desenvolvimento de habilidades”, grifou o secretário.

 

A diretora do Departamento Pedagógico do município, Ana Paula Werzel da Rocha, contou que toda a avaliação é planejada com foco no aprimoramento da escola, equipe e alunos. Segundo a diretora, pela ação imediata da plataforma, o professor tem a chance de compreender rapidamente qual conteúdo precisa ser mais detalhado com a turma, melhorando, assim, o desempenho de cada um.

 

“A avaliação diagnóstica é um processo muito importante, porque ela aponta onde estão os pontos fortes da escola, de cada turma e de cada aluno. Por meio de dados estatísticos de gráficos gerados pelo sistema, aparecem quais as questões que os alunos erraram mais. As questões não foram elaboradas ao acaso, elas foram elaboradas dentro de uma matriz de referência do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), baseada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Então, o professor vai olhar aquela questão e saber qual é a habilidade e o conteúdo que ele precisa trabalhar mais para melhorar o aprendizado da sua turma”, explicou Ana Paula.

 

A diretora ainda comentou que no começo, até que todos se familiarizassem com a plataforma, o processo foi um pouco difícil, mas hoje, o EducaMais tem auxiliado os professores a elaborar os planos de aula, a aplicar metodologias diferenciadas para as crianças, além de avaliar o aprendizado, trazendo mais facilidade durante o processo.

 

“A plataforma tem trazido muitos ganhos. A tecnologia, hoje, está espalhada em todos os ambientes, no ambiente de trabalho, nos ambientes onde a gente vai fazer uma compra. No ambiente de saúde e na educação, ainda estava faltando, mas com a gestão do secretário Pablo Almeida, ele trouxe a tecnologia e os avanços também para a educação”, concluiu Ana Paula.

 

Na plataforma, a correção e adevolutiva de dados ocorrem em tempo real. Com isso, as professoras têm mais agilidade e praticidade na verificação de cada avaliação.

 

A diretora da Escola Municipal Professora Silvanira Acyoli Lins Penha, Silvana Galhart Pacheco, avalia a adesão da plataforma e das avaliações diagnósticas em sua escola como positiva.

 

“Eu vejo que essa avaliação nos permite ver e reconhecer em que nível nossos alunos estão e onde será preciso intervir para um melhor progresso em sala de aula. Ajuda não só as professoras, mas a escola como um todo”, ressaltou a diretora.

 

A professora do terceiro ano da Escola Márcia Regina Correa de Campos, evidenciou a abrangência que a plataforma disponibiliza sobre o aprendizado individualizado de cada aluno.

 

“A plataforma ajudou bastante, porque com este sistema, conseguimos notar os objetivos que foram, e os que não foram alcançados. Ajuda bastante, porque ali você abre e já tem uma visão total do aluno. O começo foi difícil, mas hoje, eu percebo que o sistema me ajuda bastante a ter noção sobre meus conteúdos com a turma”, sublinhou a professora.

 

O aluno Davi Emanuel Ribeiro, de 8 anos, diz gostar mais de realizar as atividades pela plataforma e que as aulas de tecnologia na escola o ajudam a ter mais foco na aprendizagem.

 

“Eu gosto das aulas de tecnologia. Gosto de fazer as coisas no computador e no tablet. Eu gosto quando a professora abre os jogos que tem nota. Eu gosto de jogar o Matific. Acho que é mais fácil fazer assim”, comentou a criança.