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Alunos da rede municipal de ensino iniciam aulas de português pela Plataforma Aprimora

09/11/2022

Por meio do Aprimora, além dos estudantes serem protagonistas de sua aprendizagem, cada um tem seu ritmo, tempo e jeito de aprender.

 

Com o objetivo de aprimorar e potencializar o ensino da língua portuguesa por meio de um ensino interativo e envolvente, alunos do 1º ao 3º ano da rede municipal de ensino de Guarapuava, iniciaram na última segunda-feira (07), as aulas de português pela Plataforma Aprimora. 

“A contratação de mais esse mecanismo de ensino, assim como a gamificação em matemática, irá desenvolver ainda mais o ensino do município. Agora, o de português de será ensinado de forma didática e tecnológica, de modo a motivar ainda mais nossos estudantes”, enfatiza o secretário de Educação, Pablo de Almeida. 

 

O Aprimora é uma plataforma adaptativa e “gamificada” que possibilita um aprendizado totalmente personalizado no ensino da língua portuguesa, apoia os professores e melhora o desempenho dos alunos. Em Guarapuava, o aplicativo será utilizado com alunos na fase de alfabetização, ou seja, do 1º ao 3º ano. 

 

Neste primeiro momento, 18 escolas municipais irão participar das aulas, sendo, ao todo 2.967 alunos e 125 professores. Por meio do Aprimora, além dos estudantes serem protagonistas de sua aprendizagem, cada um tem seu ritmo, tempo e jeito de aprender. As aulas utilizando a Plataforma Aprimora são organizadas nas grades semanais, com carga horária de até 60 minutos.

 

James Iochaki Bogdanovictz Isimoto, do Departamento de Informática Educativa, da Secretaria Municipal de Educação (SME), explica em relação à iniciativa em desenvolver o projeto. “A SME entende que, para assegurar a potencialidade tecnológica em seus principais aspectos, quatro dimensões precisam estar em equilíbrio: Visão (Acreditar no potencial da tecnologia na educação), formação (equipe pedagógica das unidades com formações contínuas), infraestrutura (investimento em internet e equipamentos de qualidade) e os chamados RED’s (Recursos Educacionais Digitais)”, explicou. 

 

James, ainda conta como aconteceu a formação dos profissionais que irão ministrar as aulas com os alunos. “Tendo como parâmetro o equilíbrio entre as dimensões, visão, formação, infraestrutura e RED’s. No decorrer do ano de 2021 foram promovidas formações com foco em metodologias ativas para os professores regentes do 1º ao 3º ano, das 18 escolas participantes do projeto Piá Conectado. No ano de 2022, os mesmos professores passaram pela etapa de formação para utilização da Plataforma Aprimora”, contou. 

 

Em paralelo a estas ações, a SME auxiliou às unidades escolares na organização da infraestrutura necessária para que a internet chegasse às salas de aula, por meio da instalação de roteadores e cabeamento de rede.

 

O projeto tem duração prevista até o fim de 2023. A Secretaria  já solicitou estudos para ampliação do modelo do Projeto “Piá Conectado” a todas as escolas da Rede Municipal.