
Alunos da rede municipal de ensino de Guarapuava participam da Prova Paraná 2023
27/04/2023
Ao todo, 1.100 alunos do 5°ano das escolas municipais de Guarapuava participaram da primeira etapa da prova realizada em todo o Estado, entre os dias 26 e 27 de abril.
Entre os dias 26 e 27 de abril, alunos do 5°ano da rede municipal de ensino de Guarapuava participaram da primeira etapa da Prova Paraná 2023. O objetivo principal da avaliação aplicada, é fornecer diagnóstico de aprendizagem. Nesta manhã de quinta-feira (27), cerca de 50 alunos realizaram a prova na Escola Municipal Hildegard Burjan.
Elaborada pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), a Prova Paraná é um instrumento de avaliação elaborado com o objetivo de identificar as dificuldades apresentadas, bem como, as habilidades já apropriadas pelos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem. Neste ano letivo foi reorganizada em dois cadernos. Caderno 1 – Língua Portuguesa e Matemática e Caderno 2 (Componente Curricular) – História, Geografia e Ciências. Em cada um dos dois dias, a avaliação teve 2h30 de duração.
“Além da avaliação, a prova também é importante porque faz com o Governo Estadual tenha um diagnóstico do ensino. Quais são as dificuldades encontradas pelos alunos e gestores, bem como direciona a Programas e Projetos a nível Estadual e que podem ser utilizados para beneficiar os municípios na aprendizagem dos alunos”, argumentou a diretora do Departamento Pedagógico, Ana Paula Werzel da Rocha.
“Os alunos da nossa escola foram preparados para esse momento com simulados, retomando conteúdos, explorando as habilidades que compõem o currículo e contando também com a Plataforma ‘EducaMais’. Os resultados dessa avaliação vão subsidiar os professores e gestores para a definição das ações e estratégias que contribuam para rever e aprofundar os conteúdos e habilidades”, explicou a diretora da Escola Hildegard Burjan, Janaínna Joana D’Arc Brachack.
Por fim, a Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava (SME), organizou o processo de aplicação de maneira efetiva, garantindo a participação de todos os alunos do 5° ano e a correção será realizada por meio do Aplicativo “Corrige”.