
Alunos da rede municipal de ensino dão exemplo no combate ao aedes aegypti
10/03/2016
O combate contra o aedes aegypti é um dever de todos os cidadãos e pode começar desde cedo. Pensando nisto, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e da Escola Municipal Abílio Fabriciano de Oliveira, realizaram na tarde desta quinta- feira (10) um evento de capacitação com os alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Após receberem as orientações e o título de fiscais mirins, as crianças visitaram as casas ao redor da escola. “É fundamental trabalhar isso com as crianças, assim conseguimos atingir muitas pessoas, pois elas levam essas orientações até os pais, os familiares e os vizinhos”, comenta a Coordenadora de Educação Especial da escola, Irene Kwaczynski.
Foi realizada ainda uma parceria com a Escola Estadual Professor Leni Marlene Jacob, e as duas escolas deram inicio ao projeto “Dengue mata, mate o mosquito”. Anualmente, serão realizadas ações de combate ao mosquito aedes aegypti, todas sempre no dia 9. Serão ao todo, 28 alunos agentes que juntos irão cuidar do ambiente escolar, orientando seus colegas a não jogarem lixo no pátio.
A ação das Secretarias está realizando atividades educativas no ambiente escolar de Guarapuava, com o intuito de formar mais pessoas atuando contra a proliferação do mosquito. Um desses alunos é Lucas Klai, de 9 anos. “Aprendi muito hoje, principalmente que não posso deixar água parada em pneus, garrafas, copos, pois tudo isso é lixo. Tenho que cuidar do pote de água dos meus animais também”, contou.
As ações nas escolas vão continuar durante todo o ano, levando para as crianças orientações de maneira dinâmica e divertida.
Alunos da rede municipal de ensino dão exemplo no combate ao aedes aegypti