Notícias

Alunos da Escola Municipal Enoch Tavares participam de programação especial sobre prevenção à obesidade infantil

04/05/2018

Como parte da programação da Semana da Saúde na Escola, as secretarias municipais de Saúde e Educação, em parceria com o curso de Nutrição da Unicentro, realizaram palestras, brincadeiras e até aula de gastronomia para os alunos da Escola municipal Enoch Tavares, com o objetivo de prevenir a obesidade infantil. O Saúde na Escola é um programa do Governo do Estado, que tem como objetivo a prevenção de doenças através de diversas ações que promovam a saúde nas escolas públicas. Cerca de 46 alunos do 3º e 4º ano participaram das atividades nesta sexta-feira (04).

“A semana da Saúde na Escola acontece uma vez ao ano e visa tratar assuntos importantes de saúde com os alunos. Atualmente a obesidade infantil é um dos maiores problemas de saúde identificados nas escolas. Queremos diminuir os índices, pois a criança obesa tem 80% de chance de se tornar um adulto acima do peso. Mudar hábitos alimentares e de vida exige muito esforço, por isso a melhor maneira de evitar a doença é através da prevenção”, explica a chefe de Divisão de Programas Estratégicos, Fernanda Spyra.

Na aula de gastronomia o prato escolhido foi um bolo de cascas de banana. “É nessa idade que as crianças estão desenvolvendo seus hábitos alimentares, por isso a importância de tratar sobre a obesidade agora. Nós realizamos diversas atividades com as crianças sobre os hábitos alimentares, valores nutricionais dos alimentos e a importância das atividades físicas”, acrescentou a acadêmica de Nutrição, Wleizieli Butke, dizendo que os alunos levaram para casa um livro com receitas saudáveis.

Ana Beatris Szendela Selhorst, 8 anos, está no 3º ano e gostou muito de fazer  bolo. “Eu adoro ajudar minha mãe a fazer as refeições, por isso prestei muita atenção no que a nutricionista falou. Durante essa aula, eu aprendi que a casca da banana tem muitos nutrientes que são bons para a nossa saúde. O bolo ficou gostoso e vou fazer esta receita em casa para comer com minha família”, contou a aluna.