Notícias

Aluno da Escola Municipal Carolina G. Franco é premiado no projeto Televisando o Futuro

09/11/2015

Estimular a produção artística e literária dos alunos das escolas municipais é um dos objetivos do Televisando o Futuro, projeto desenvolvido pela RPC e Instituto GRPCOM. Nesta edição, o concurso premiou as melhores ideias desenvolvidas a respeito do uso consciente das tecnologias, nas categorias ilustrador e cartunista mirim. O estudante guarapuavano Carlos Eduardo da Rosa, 7 anos, da Escola Municipal Carolina G. Franco, foi um dos contemplados como ilustrador. Na tarde desta segunda-feira (9), ele recebeu o prêmio das mãos da secretária de Educação e Cultura de Guarapuava, Doraci Senger Lui.

O projeto, que começou em março, contempla crianças do 1º ao 5º ano. Além de um tablet, o menino ganhou um troféu e a camiseta do concurso. A mãe e dona de casa Cristiane Domingues participou da premiação e estava muito orgulhosa. “É muita felicidade ver os valores que ensinamos em casa sendo reconhecidos”, comemora. Para a secretária, o resultado do concurso é o reflexo do trabalho feito em sala de aula. “Cada vez mais a tecnologia está inserida na vida das pessoas de todas as idades, por isso é importante promovermos reflexões que contribui para construção da cidadania”, salienta Doraci.

Além de reportagem para conscientizar os estudantes, ao longo do concurso, os professores tiveram acesso a diversos conteúdos complementares disponibilizados no site do projeto. A professora Elaine Cristiana de Almeida acredita que a educação pode transformar realidades e por isso incentivou a participação dos alunos. “As crianças utilizam as tecnologias desde muito cedo, por isso é importante conversar e desenvolver trabalhos sobre o tema”, explica a professora, comentando o desenho feito por Carlos Eduardo da Rosa. “Ele ilustrou uma senhora jogando vídeo game, significando que hoje todos podem acessar as tecnologias, independente da idade”, conclui.