Alto nível de disputa e superação marcam a XXI Olimpíadas Estaduais das Apaes em Guarapuava

14/09/2018

Com o objetivo de promover o desenvolvimento e a integração da pessoa com deficiência intelectual e múltipla através da prática esportiva, a FEAPAEs (Federação Estadual das Apaes) e a Secretaria de Esportes e Recreação promoveram a XXI Olimpíadas Estaduais das Apaes. Pela primeira vez, Guarapuava sediou o evento, realizado a cada três anos. Participaram cerca de 1.200 atletas e professores divididos em 25 delegações. “Guarapuava deu show na organização desse evento esportivo. Com certeza, foram momentos inesquecíveis que ficarão marcados na lembrança dos participantes. Nos orgulhamos de ter sediado as olimpíadas das Apaes”, disse o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Alto nível de disputa e superação marcaram a vigésima primeira edição do evento. Atletas das Apaes de todo o Paraná mostraram a força de suas equipes. “A Prefeitura de Guarapuava participa do processo de inclusão do paradesporto, promovendo a inclusão, afirmação da autonomia e convivência. Estamos dando exemplo de organização e acessibilidade, confirmando a estrutura da cidade com uma competição que conta com mais de mil atletas”, exaltou o secretário de Esportes e Recreação de Guarapuava, Pablo de Almeida.

Os atletas disputaram diversas modalidades, entre elas atletismo, badminton, futsal, futebol 7, Natação, xadrez, tênis de mesa, capoeira, basquetebol e handebol. Entre elas também está o Golf 7, modalidade que começou a ser disputada na edição de 2015. Giovanni Ramos Ferreira é atleta da Apae de Loanda e pela primeira vez disputou a modalidade. “Eu disputei em outros anos pelo atletismo, agora gosto de golf 7. É muito legal a disputa, mas o mais importante é que a gente se diverte bastante”, opinou Giovanni.

A classificação final das olimpíadas é definida por modalidade. “Conforme nosso protocolo, não há campeão geral e sim por modalidade, pois cada Apae disputa com mais com o total de atletas quem quiser, então pode ser injusto para aquelas equipes que participam com menos. O importante é que ao fim da competição sabemos que todos somos vencedores”, destacou o coordenador estadual de Educação Física da FEAPAEs, Paulino Hykavei.

Fotos: Secom e Fernando Gomes