Agricultores familiares de Guarapuava vão fornecer produtos para merenda do Estado

03/02/2014

​Pequenos produtores rurais se reuniram na Secretaria Municipal de Agricultura para a apresentação dos valores e demandas do convênio firmado entre Carmug (Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava) e a SEED (Secretaria de Estado da Educação). São mais de R$ 655 mil em recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para compra de produtos para a merenda escolar das 30 escolas estaduais da cidade, durante 10 meses. A assinatura do convênio deve ser realizada esta semana no Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, sendo que as primeiras entregas começam na semana seguinte, com o início das aulas da rede estadual. Melancia, doce de frutas, pinhão, espinafre, mandioca, pão e bolacha caseira são exemplos que constam nos pedidos encaminhados aos 132 produtores inscritos.

Presidente da Carmug, Zenilda Araújo destacou a importância em encontrar alternativas para a agricultura familiar. “É necessário agregar renda e compensar perdas para melhoramos a vida no campo e assim os nossos jovens permaneçam produzindo”. Tal preocupação encontra ressonância em falas como de Ilda Ribeiro Camargo, agricultora de 50 anos, mãe de seis filhos. Desde 2007, Ilda produz verduras no Assentamento Rosa, no Guará. “Esses projetos são muito bons. Além de aumentarem a nossa renda, são um incentivo para que a gente consiga também manter nossos filhos no campo”.

O secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, apontou o suporte técnico prestado pela Prefeitura de Guarapuava, bem como pela Emater, Adeop (Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná) e outras instituições, como fundamental para a melhoria da situação no campo.  “O mercado está aí. É necessário que o agricultor se prepare, planeje e produza de forma organizada. Para isso, oferecemos a assistência técnica necessária”, afirmou Itacir.

Além da presença dos técnicos nas comunidades e apoio para o convênio, a Prefeitura também colabora com a logística, através de subsídio para o transporte da produção e do Centro de Distribuição de Alimentos na Vila Carli, cedido para a Carmug.  “Qualquer coisa que a gente necessite vamos até a Prefeitura, onde o prefeito Cesar Filho sempre nos recebeu de portas abertas”, ressaltou Zenilda. ​