Notícias

Agentes de Endemias concluem 4º LIRAa

26/08/2021

A Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde finalizou o 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Agentes de Endemias coletaram amostras de larvas do mosquito e realizaram a remoção dos focos no Bairro Vila Bela.  O trabalho foi realizado entre os dias 09 e 25 de agosto com a inspeção de 2.665 imóveis. Apenas um foco foi encontrado. 

 

“Essas informações norteiam as ações de controle do vetor, visando sempre redução da proliferação do Aedes. Através do LIRAa é possível ainda saber qual bairro precisa de uma ação mais intensificada”, explicou a  chefe de Divisão de Vigilância Ambiental, Suzana de Souza.  

 

Alerta

Apesar de ter sido encontrado apenas um foco, um alerta foi emitido pelo aplicativo Fala Saúde para os moradores da região. A Secretaria de Saúde recomenda manter a higiene dos locais, principalmente com a elevação da temperatura nos próximos meses. “Evitar a água parada é a melhor forma de diminuirmos os riscos, por isso é fundamental e essencial a participação consciente e diária de toda a população”, acrescentou.

 

LIRAa

O Lira é realizado 6 vezes ao ano para verificar o nível de infestação pelo mosquito. Os próximos levantamentos devem ser feitos em 18 de outubro e 06 de dezembro. 

 

Veja as dicas para combater o mosquito da dengue.

 

Para baixar o aplicativo Fala Saúde é fácil, basta pesquisar nas lojas de aplicativos. Ele está disponível tanto para sistema do IOS quanto para o Android.